Sábado de classificação da Fórmula 1 na Áustria tem sol e chance zero de chuva

A natureza não trouxe chuva para a primeira classificação da F1 em 2020. O sol já brilha forte no Red Bull, situação diferente da vista na sexta-feira. A Mercedes começa como favorita

O clima segue melhorando em Spielberg, casa do Red Bull Ring e do GP da Áustria de Fórmula 1. Depois de treinos livres parcialmente afetados pela chuva, o sábado (4) de classificação tem outro panorama: o sol começou a dar as caras, garantindo pista seca na definição do primeiro grid de 2020.

De acordo com o Weather Channel, a chance de chuva é nula ao longo do dia. O amanhecer foi com céu ainda parcialmente nublado, mas nem isso vai durar: a expectativa é de que o sol reine absoluto durante a tarde.

O sábado começou ensolarado no Red Bull Ring (Foto: Reprodução/Twitter)

Entretanto, o clima não é garantia de vida mansa para equipes e pilotos. É que o sol leva a um aumento nas temperaturas: depois de uma sexta-feira em que os termômetros mal passaram dos 20°C, a mínima para a tarde é de 24°C. Isso sem levar em conta agravantes como sensação térmica e temperatura do asfalto, que podem mudar o comportamento dos carros.

Outra mudança na comparação com a sexta-feira é o vento. Os treinos livres renderam críticas dos pilotos nesse sentido, dizendo que rajadas mais fortes deixavam o carro instável em curvas. Essa desculpa já não cola mais, visto que o ar deve se movimentar com velocidade máxima de 7 km/h, considerada lenta.

A definição do grid acontece com a Mercedes como favorita absoluta. A equipe sobrou nos dois primeiros treinos livres, liderando com Lewis Hamilton e completando dobradinha com Valtteri Bottas. A incerteza é sobre quem vem atrás, com a divisão de forças do grid ainda sendo alvo de especulações.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.