Sauber lamenta problemas nos pit-stops e “dolorosos” pontos perdidos na Austrália

Valtteri Bottas previu mais dificuldades em terminar entre os dez primeiros em 2024 e admitiu que Sauber “perdeu oportunidade” em Melbourne

A Sauber admitiu ser culpada pelo fato de Valtteri Bottas não ter alcançado o top-10 no GP da Austrália de Fórmula 1, realizado no último dia 24. A equipe revelou que chegou ao consenso de que o problema no primeiro pit-stop do finlandês foi o que impediu o piloto de finalizar a corrida na zona de pontuação — episódio que ainda causa lamúria pelos lados de Hinwil.

Em três etapas disputadas na temporada de 2024, a Sauber apresentou ao menos uma intercorrência durante a troca de pneus em cada GP. Em Melbourne, Bottas precisou de 46s969 para entrar e sair do pit pela primeira vez na corrida, tempo quase 30s superior do que a média das paradas dos concorrentes — que ficou entre 17s e 19s. Guanyu Zhou também enfrentou um problema em sua segunda troca, quando cruzou a área dos boxes em 36s866.

A causa desse transtorno se dá pelos novos equipamentos, que são similares aos utilizados pelas equipes de ponta, e as novas porcas desenvolvidas em Hinwil. Com o aquecimento dos freios durante a corrida, o encaixe entre a pistola e a peça não tem acontecido de maneira adequada. Como o próprio time admite, isso é mais complexo do que o esperado e pode não ser solucionado até a próxima etapa, o GP do Japão.

“É duro, pontuar não será fácil esse ano. Acho que perdemos uma oportunidade e tanto na Austrália. Poderíamos estar no top-10, ainda mais se considerarmos os abandonos e os pedaços de fibra de carbono espalhados pela pista”, lamentou Bottas.

Valtteri Bottas lamenta problemas e fala em chance perdida em Melbourne (Foto: Alfa Romeo)

“Mostramos o que é óbvio: não consertamos 100% os problemas durante os pit-stops. Tudo o que sei é que estamos trabalhando e precisamos reparar isso o quanto antes”, completou.

Alessandro Alunni Bravi, chefe da Sauber, indicou que o finlandês teria certa facilidade em pontuar em Albert Park. Para ele, Bottas estava em condições de competir com Yuki Tsunoda e Fernando Alonso, que completaram a etapa em sétimo e oitavo, respectivamente.

“Valtteri mostrou no começo da corrida ritmo para lutar com Fernando e estava marcando voltas no ritmo de Yuki. Esse é um ponto positivo que podemos tirar da corrida, assim como o desgaste dos pneus, já que tivemos um primeiro stint muito forte”, afirmou.

O dirigente destacou que o atraso nos boxes foi tamanho que evitou uma possível recuperação, já que o finlandês regressou da parada no oitavo giro com uma volta de desvantagem para Carlos Sainz, então líder da corrida, que concluiu a prova como vencedor.

Problemas impediram Valtteri Bottas de converter desempenho em pontos (Foto: AFP)

“Não podemos considerar nada depois da primeira parada, pois Valtteri retornou com uma volta de desvantagem e as bandeiras azuis afetaram a consistência”, pontuou.

Por fim, Alunni Bravi admitiu que as intercorrências nos pit-stops têm sido “muito dolorosas” para a Sauber, ainda mais após seus pilotos terem uma exibição que, na visão do chefe da equipe, foi considerada boa ao longo do final de semana.

“Sabemos que temos esses problemas e estamos trabalhando nisso. É muito doloroso ao time. Em termos de desempenho, executamos tudo muito bem, na corrida e na classificação. Estaremos mais fortes em Suzuka”, finalizou.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.