“Sem brilho” e “tom de miséria”: Diretor exalta volta por cima da McLaren com Brown e Stella
Diretor-técnico da McLaren, Rob Marshall admitiu que a equipe era vista de maneira negativa até pouco tempo atrás, mas deixou claro que o ambiente atual é totalmente diferente
Depois de deixar claro que a proposta da McLaren “chegou na hora certa”, Rob Marshall fez questão de elogiar as mudanças que aconteceram dentro do time papaia ao longo dos últimos anos. O diretor-técnico de engenharia e design apontou Andrea Stella, chefe da equipe, e Zak Brown, diretor-executivo, como responsáveis pelo crescimento da base em Woking e classificou ambos como “grandes líderes”.
Com passagens pela Benetton e Renault, onde viu de perto Fernando Alonso conquistar o primeiro título mundial da carreira, em 2005, o engenheiro se mudou para a Red Bull no ano seguinte e passou a trabalhar ao lado de Adrian Newey como designer-chefe, tendo um papel importante nas conquistas de Sebastian Vettel entre 2010 e 2013. Em meados de 2023, anunciou a saída do time e começou a ajudar no projeto dos laranjas em 2024, ano em que venceram o Mundial de Construtores.
De acordo com Marshall, a decisão de deixar a escuderia comandada por Christian Horner aconteceu de maneira um tanto quanto inesperada, já que tinha a intenção de se aposentar servindo aos taurinos. No entanto, viu na McLaren a oportunidade de encarar um novo desafio, embora tenha admitido que seria difícil fazer tal escolha há alguns anos, considerando que a esquadra inglesa não era nada atraente para os profissionais. Mas a situação agora é diferente.
“Olhando de fora, por muitos anos, a McLaren era considerada apenas um lugar sem brilho, onde pessoas sem brilho iam trabalhar. Havia, basicamente, uma espécie de tom de miséria por todo o lugar. E, aparentemente, foi assim por um tempo”, disse Rob em entrevista ao portal Motorsport Week. “Mas nem sempre foi assim. Não era assim quando comecei, e definitivamente não é assim agora. A atmosfera é brilhante, honestamente”, continuou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GRANDE PRÊMIO chega à TV após inovar com programas que viraram referência
Para Marshall, Brown e Stella são os grandes responsáveis pela mudança na imagem da equipe. Enquanto o primeiro chegou ao McLaren Technology Group em 2016 e assumiu o cargo de CEO das operações de corrida dois anos depois, em 2018, o segundo faz parte da família desde 2015, mas foi promovido ao posto de chefe do time no fim de 2022, logo após Andreas Seidl se mudar para a Sauber.
“Andrea é um líder inspirador, mas realmente se importa com todos. Zak me faz rir toda vez que falo com ele. É muito carismático e entusiasmado. Ele é um grande líder, ambos são”, concluiu.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

