Pérez bate Leclerc por 0s004 e lidera TL1 do GP de São Paulo de Fórmula 1

A Red Bull se saiu melhor no primeiro treino livre para o GP de São Paulo. E, de maneira rara, com Sergio Pérez na frente de Max Verstappen

Chegou o dia da Fórmula 1 voltar a Interlagos. O GP de São Paulo de 2022 começou a acontecer na pista no início da tarde deste sábado (11). O asfalto se aproximava dos 50°C ainda que a temperatura ambiente não estivesse particularmente alta ou o sol aberto. De qualquer maneira, foi a primeira chance dos pilotos andarem com os novos carros na pista brasileira no aquecimento e ensaio geral para a classificação. Quem levou a melhor foi Sergio Pérez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A Red Bull foi quem primeiro apostou nos pneus macios para este treino livre solitário da sexta-feira. Na comparação entre os dois pilotos, Pérez terminou exatamente oito milésimos de segundo mais rápido que Max Verstappen. Pode parecer pouco, mas para quem passa quase todo o tempo atrás, não é desprezível.

Por incrível que pareça, mesmo com essa distância irrisória, Verstappen não foi o segundo colocado. Charles Leclerc ficou no meio do caminho: 0s004 mais veloz que Max e exatamente o mesmo tempo mais lento que Pérez.

A quarta colocação foi de Carlos Sainz, punido por trocar o motor de combustão interna e exceder o limite de cinco para a temporada, 0s186 atrás de Pérez. Demonstração clara de que a paridade é grande. Mais uma prova? A distância de Sainz para Lewis Hamilton ficou em 0s001. George Russell foi somente 0s016 mais lento que o espanhol.

Atrás dele, Sebastian Vettel, Mick Schumacher, Valtteri Bottas e Pierre Gasly fecharam o top-10 em Interlagos.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Ana Paula Cerveira, André Netto, Evelyn Guimarães, Felipe Leite, Gabriel Curty, Luana Marino, Rodrigo Berton, Pedro Henrique Marum e Victor Martins. A classificação está marcada para as 16h [de Brasília, GMT-3].

Sergio Pérez abriu o fim de semana na frente (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL1:

O primeiro dia de atividades de pista do GP de São Paulo de Fórmula 1 começou com temperatura na casa dos 25°C, o que levava o asfalto de Interlagos a 49°C no momento em que os carros tomaram a pista. A grande dúvida da sexta-feira dizia respeito a Lando Norris, mas o piloto da McLaren, que sofreu por uma suspeita de intoxicação alimentar e não esteve no autódromo para as obrigações midiáticas da quinta-feira, estava a postos e pronto para o cockpit.

Quem inaugurou a pista foi Kevin Magnussen, com a Haas que ainda faz suspense para anunciar quem será o companheiro de equipe do dinamarquês em 2023. Rapidamente, visto que é um treino livre único antes da classificação, a pista encheu. Esteban Ocon logo fez uma volta competitiva e apareceu na frente.

Aí, antes de mais nada, Max Verstappen sambou e acabou indo de área de escape. Mesmo assim, na tentativa seguinte, usou os pneus duros para assumir a dianteira no treino e anotar 1min13s646. A escolha de pneus da Pirelli para o fim de semana é a gama intermediária, com os C2 de compostos duros, os C3 e os C4 como, respectivamente, médios e macios.

Após os primeiros dez minutos, Valtteri Bottas partia para a segunda colocação, mas estava de médios. Sergio Pérez, Carlos Sainz e Ocon também fizeram volta de duros. Guanyu Zhou, como o companheiro, andava de médios. George Russell, em oitavo, era o outro de pneus amarelos. Enquanto isso, Charles Leclerc, em sétimo, Fernando Alonso e Pierre Gasly fechavam o top-10, também de duros.

George Russell ficou no top-6 (Foto: Mercedes)

Em seguida, chegou a informação: a Ferrari trocara o motor de combustão interna de Sainz e, assim, recebia uma punição de cinco posições no grid de largada no domingo.

Verstappen continuava andando rápido e virava a volta em 1min13s575, colocando 0s232 de frente para Bottas. Mas era só o começo e não havia dúvidas de que os números ainda melhorariam.

Assim como Russell, Lewis Hamilton, o recém-coroado brasileiro, também apareceu de pneus médios. E Norris tomou a pista, baleado e tudo com as comidas de rua de São Paulo. Sebastian Vettel também aparecia e dava uma sacudida com o carro na pista.

Após 25 minutos, Pérez se tornou o primeiro a arriscar um jogo de pneus macios. E se pagou com glórias: o mexicano acertou 1min11s853 e engoliu o que existia em velocidade de voltas rápidas. De médios e, possivelmente, pouquíssimo combustível, Magnussen e Mick Schumacher tomaram as posições dois e três.

Verstappen foi o segundo a meter os pneus macios, mas ficou 0s008 mais lento que o companheiro. Após a marca de metade do treino, Pérez e Verstappen lideravam, enquanto Magnussen e Schumacher apareciam logo atrás. Bottas, Hamilton, Sainz, Leclerc, Russell e Ocon finalizavam o top-10.

Verstappen, aliás, estava incomodado. Por duas vezes, o holandês reclamou com a Red Bull pela dificuldade de virar a traseira do bólido rubro-taurino.

A Ferrari resolveu acelerar um pouco, apesar de ainda segurar a mão nos pneus macios. Com a borracha de faixa amarela, Leclerc saltou ao terceiro posto, mas 0s551 mais lento que Pérez. Alonso encostou nele.

O próximo a lançar mão dos macios foi Bottas, que trabalhava para confirmar a velocidade da Alfa Romeo e retornava ao quarto posto. Zhou caminhava bem em sua estreia em Interlagos e aparecia entre os dez primeiros também. O dono de um motor novo, Sainz, era quem investia em voltas mais rápidas de pneus médios. Com 0s2 superior a Leclerc, saltou ao terceiro posto. A distância para a Red Bull ainda era considerável, mas ficava menor.

Após 45 minutos, o rendimento da McLaren era um dos piores possíveis. Os dois estavam nas duas últimas colocações, com Daniel Ricciardo fazendo a façanha de terminar atrás de um companheiro que estava debilitado até momentos atrás. Mas os dois haviam andado apenas de pneus duros, assim como Ocon, que aparecia em 18º.

Charles Leclerc ficou na segunda colocação (Foto: Ferrari)

Apesar dos momentos finais da classificação já estarem próximos, nem todo mundo apostava numa viagem de pneus macios. A Ferrari seguia sem, bem como McLaren, Alpine e Mercedes. Mas, em seguida, Russell quebrou a barreira dos sem macio e foi ao quarto posto.

Nos dez últimos minutos, sim, o pessoal investiu nos pneus mais rápidos. Sem a Red Bull na mesma vibração, já pensando nas corridas do fim de semana, Leclerc fez um excelente segundo setor e aparentemente destruiria o tempo da liderança. Mas terminou 0s004 atrás de Pérez – e 0s004 na frente de Verstappen.

Sainz ficou com o quarto posto, enquanto Hamilton subiu de 18º para quinto – só 0s001 atrás do espanhol. Vettel colocou a Aston Martin como melhor do resto, na sétima posição, ao passo que Schumacher, Bottas e Gasly finalizaram o top-10. No fim das contas, a McLaren foi a única equipe que não testou os pneus macios.

O fim do treino de Verstappen foi concentrado em mexer nas saídas de frente do carro, que ainda era um tanto quanto misterioso para o campeão mundial. Leclerc ainda teve tempo de reclamar de alguma questão com o duto de freio antes de regressar aos boxes. Para a classificação, fica a pergunta chave: vai chover? A resposta vem em breve.

Paddockast #173: O que ainda está em jogo no GP de São Paulo da F1 2022?

Fórmula 1 2022, GP de São Paulo, Interlagos, TL1:

1S PÉREZRed Bull Honda1:11.853 29
2C LECLERCFerrari1:11.857+0.00431
3M VERSTAPPENRed Bull Honda1:11.861+0.00828
4C SAINZFerrari1:12.039+0.18630
5L HAMILTONMercedes1:12.040+0.18725
6G RUSSELLMercedes1:12.055+0.20224
7S VETTELAston Martin Mercedes1:12.157+0.30430
8M SCHUMACHERHaas Ferrari1:12.314+0.46127
9V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:12.466+0.61331
10P GASLYAlphaTauri Honda1:12.467+0.61432
11F ALONSOAlpine1:12.554+0.70125
12A ALBONWilliams Mercedes1:12.633+0.78029
13E OCONAlpine1:12.705+0.85230
14L STROLLAston Martin Mercedes1:12.759+0.90626
15L NORRISMcLaren Mercedes1:12.955+1.10228
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:12.997+1.14425
17N LATIFIWilliams Mercedes1:13.019+1.16632
18G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:13.115+1.26230
19Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:13.347+1.49432
20D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:13.359+1.50628
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.