Sette Câmara destaca “maturidade” e diz que Bortoleto está “bem encaminhado” para F1
Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Sérgio Sette Câmara, que conhece Gabriel Bortoleto desde pequeno, elogiou e disse que o amigo tem algo "especial"
Na expectativa de mais um início de temporada da Fórmula E com a ERT — que começa em dezembro e terá a etapa que abre o campeonato em São Paulo — o brasileiro Sérgio Sette Câmara opinou sobre o crescente interesse envolvendo Gabriel Bortoleto para fazer parte do grid da Fórmula 1 em 2025. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, Sette Câmara, que conhece Bortoleto desde pequeno, disse que vê o amigo pronto para a categoria máxima do automobilismo e destacou a maturidade do piloto da Fórmula 2.
“Eu conheço o Gabriel faz tempo. Lembro quando chegava lá na Granja Viana e ele, novinho, vinha com um sorrisão no rosto. Era só dente”, brincou o brasileiro. “Sempre teve um alto astral, com uma energia diferente. Por isso sempre tive um carinho especial por ele”, afirmou o piloto da ERT.
“Ele é um cara nota 10, simpático e sangue no olho. Acelera demais e tem maturidade. Hoje em dia o piloto precisa chegar novo na F2 e ir bem no primeiro ano. Ele está conseguindo, e com maturidade. Ele parece mais velho do que ele é. Você vê pelo jeito que ele fala, a calma que ele tem. Isso é especial e, hoje em dia, pode levar um piloto à F1. Ele está bem encaminhado”, emendou Sette Câmara.
A informação de que Gabriel era o mais recente na lista do novo líder do projeto Audi na F1, Mattia Binotto, foi primeiro veiculada pelo Formu1a.Uno no início de agosto. Ao GRANDE PRÊMIO, o piloto da Invicta falou que ser lembrado o deixava feliz, pois era prova de que tem feito um bom ano na classe que antecede à F1.
“Fico feliz de meu nome ser citado. Acho que é importante você ser uma possibilidade para equipes. Demonstra que o seu resultado tem sido bom. Agora, tenho um contrato com a McLaren, sou um piloto deles, estou focado na Fórmula 2. Minha cabeça está somente focada nisso”, salientou.
A publicação italiana ainda apontou outros nomes na lista de Binotto para o projeto da montadora das quatro argolas, como Robert Shwartzman, piloto da Ferrari no Mundial de Endurance (WEC) ou a própria manutenção de Valtteri Bottas. Outros dois pilotos também estariam na lista, mas com menos chances neste momento: Daniel Ricciardo, que foi bancado na RB até o fim do ano, e Mick Schumacher, piloto de testes da Mercedes e titular da Alpine no WEC.
As notícias envolvendo o interesse da Sauber ganharam ainda mais corpo após Fernando Alonso, que gere a carreira do brasileiro, ser visto visitando as instalações do time de Hinwil durante a passagem da categoria por Spa-Francorchamps. Alonso é dono da A14 Management e acompanha de perto as carreiras dos pilotos que estão sob a sua tutela. Bortoleto é um deles desde o final de 2022.
“Gabriel tem um talento extraordinário e está pronto para grandes desafios e a Fórmula 1 é, seguramente, o próximo passo para ele. Está indo muito bem na Fórmula 2, só que é necessário ter o momento certo para chegar à F1. Nem muito cedo, nem muito tarde. Você tem de chegar na hora certa e esse certamente será o maior desafio que ele terá”, afirmou o #14, na última sexta-feira (23), à Band.
“Mas é claro que existem possibilidades. É um piloto que as equipes estão muito atentas. Os pilotos o respeitam, as equipes o respeitam e perguntam sobre ele. Não só a Audi, então espero que encontremos alguma opção”, completou Alonso.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: O que Norris precisa para bater Verstappen e ser campeão da F1 2024