Smedley afirma que Massa está repetindo em 2015 melhor momento da carreira: “Tão bom quanto em 2008”

O chefe de performance da Williams, Rob Smedley, vê a fase atual de Felipe Massa como a melhor do piloto de 33 anos na carreira - igualando até aquela que tinha em 2008, quando quase se tornou campeão mundial. Não é apenas um elogio vindo de um chefe, mas de alguém que conhece Massa a fundo. O brasileiro teve Smedley como engenheiro de corrida entre 2006 e 2013, quando ambos deixaram a Ferrari para se reencontrar na Williams

O diretor de performance da Williams, Rob Smedley, vê Felipe Massa em 2015 e considera tão bom quanto aquele que brigou até os últimos segundos da temporada 2008 pelo título mundial de F1. 
 
Com a quinta colocação em Xangai, Massa chegou a 30 pontos em 2015, mantendo a quarta colocação no Mundial de Pilotos, atrás de Kimi Räikkönen, que tem uma Ferrari claramente mais forte. 
 
Para Smedley, que foi engenheiro de corridas de Massa na equipe italiana entre 2006 e 2013, diferentes aspectos da pilotagem do brasileiro mostram que ele está em sua melhor fase da carreira aos 33 anos de idade.
Rob Smedley e Felipe Massa (Foto: Beto Issa)
"Uma das maiores mudanças que eu vi no Felipe desde um ano e meio atrás é não apenas o foco, o fato de estar confortável com ele mesmo e os entornos, mas tecnicamente, a forma como está controlando os pneus é incrível", falou. 
 
"O que estamos vendo no momento é definitivamente o melhor Felipe – tão bem quanto 2008", afirmou.
 
Sobre os dias na China, o diretor também foi só elogios ao veterano. Segundo ele, Massa "só acertou".
 
"Ele teve um fim de semana bom para caramba. Só acertou. Ele sabe o que fazer com os pneus, que ações corretivas tomar, sabe como fazê-los trabalhar na classificação e funcionar na corrida tão bem quanto com qualquer carro vai permitir que ele faça", disse.
 
"Trabalhei com Felipe muitos anos e ainda o vejo desenvolvendo. É legal ver que um cara com mais de década de experiência em carros de F1 ainda é capaz de desenvolver e melhorar", seguiu.
 
O Mundial segue na próxima semana, em 19 de abril, com o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL.
 
DOMÍNIO ABSOLUTO

Lewis Hamilton consolidou um fim de semana perfeito em Xangai com sua quarta vitória no GP da China. É bem verdade que a Ferrari voltou a andar próxima dos carros da Mercedes durante boa parte da disputa, mas desta vez não foi o bastante para lutar efetivamente pela vitória. Felipe Massa perdeu uma posição para Kimi Räikkönen na largada e terminou em quinto. Ajudado pelo problema com Max Verstappen no fim, Felipe Nasr foi o oitavo. E Nico Rosberg deu um piti histórico.

UMA QUASE-CORRIDA

O GP da Luisiana foi bastante esquisito. Sofrendo com a interferência da chuva durante todo o final de semana, a Indy quase não viu uma corrida neste domingo. Foram seis bandeiras amarelas e um resultado definido na base da estratégia. Parando antes, James Hinchcliffe conseguiu levar os pneus e combustível até o fim – ajudado com as paralisações – e venceu sua primeira como piloto da SPM sob bandeiras amarelas. Helio Castroneves foi o segundo e Tony Kanaan, o sexto.

CAPITÃO AMÉRICA

Marc Márquez conseguiu mais uma vez. Depois de encarnar o Usain Bolt no treino classificatório, o espanhol tirou do armário do uniforme do Capital América e, tal qual o personagem da Marvel, não deu chances aos ‘inimigos’ neste domingo. Depois de perder a ponta para Andrea Dovizioso na largada, o #93 pressionou o italiano por algumas voltas e, assim que assumiu a liderança, disparou na frente e não viu mais os adversários. Valentino Rossi terminou na terceira colocação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.