Smedley destaca evolução da Williams em Cingapura e diz que pódio seria possível se “classificação fosse melhor”

Chefe de performance do time de Grove, Rob Smedley elogiou o trabalho da Williams no fim de semana. Diferente do que ocorreu nos dois circuitos mais travados do calendário, Mônaco e Hungria, desta vez o FW37 não sofreu e levou Valtteri Bottas a um bom quinto lugar na prova

A Williams deu a volta por cima, superou a desconfiança e o péssimo retrospecto em circuitos travados na temporada 2015 e até poderia ter chegado ao pódio do GP de Cingapura. Quem garante é o chefe de performance do time de Grove, Rob Smedley, que elogiou a performance do FW37 em Marina Bay e disse que Valtteri Bottas poderia ter conseguido algo além do quinto lugar obtido na cidade-estado se não fosse sua posição de largada obtida no sábado, quando faturou o sétimo melhor tempo.

“De onde nós largamos, sim. Mas o que vou dizer é que o carro provavelmente era bom o bastante para alcançar um pódio, se tivéssemos conseguidos nos classificar melhor”, elogiou o engenheiro britânico logo após a corrida.

Smedley aprovou o desempenho da Williams no fim de semana em Cingapura (Foto: AP)

A performance da Williams em circuitos como Mônaco e Hungria foi muito ruim, de modo que a expectativa prévia era de mais dificuldades no fim de semana em Cingapura. Mas Bottas e Felipe Massa conseguiram se colocar entre os dez primeiros do grid no sábado.

No domingo, Bottas fez uma corrida consistente, ganhou a posição de Daniil Kvyat na pista e tirou proveito do problema de Lewis Hamilton para chegar em quinto. Felipe, entretanto, não teve a mesma sorte, acabou sendo envolvido num acidente por Nico Hülkenberg e teve de lidar com problemas no câmbio, que acabaram por encerrar precocemente sua corrida.

Sobre o desempenho geral da Williams em Cingapura, Smedley demonstrou satisfação. “Acho que tivemos um bom fim de semana em termos de ritmo num circuito como este. A classificação foi muito difícil, mas o ritmo se mostrou um pouco mais razoável durante a corrida”, declarou.

Na parte final da corrida, Bottas recebeu um alerta da equipe sobre um possível problema no câmbio, algo que foi justificado por Smedley.

“Nós estávamos apenas sendo um pouco mais cautelosos. Não entendemos completamente, mas tínhamos uma boa impressão sobre qual foi o problema no carro do Felipe. Portanto, nós apenas demos um aviso prévio de que algo do tipo fosse possível de acontecer sobre algumas falhas no câmbio, algumas mudanças para marchas diferentes, algo que ele não estivesse esperando", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.