Sonho, foco e maturidade sob os holofotes: a quinta-feira de Bortoleto em Interlagos

Gabriel Bortoleto não esconde que vive a realização de um sonho, mas mostra a maturidade de sempre no primeiro GP em Interlagos

A quinta-feira (6) foi o primeiro dia de atividades do GP de São Paulo em Interlagos, mas a etapa começou muito antes para Gabriel Bortoleto, que vai ser o primeiro brasileiro a correr em casa desde 2017. O representante da Sauber tem se desdobrado para cumprir extensa agenda de compromissos com, principalmente, patrocinadores desde o início da semana. Vive dias de popstar, mas não parece deslumbrado ou impactado com a rotina diferente das demais etapas. Mostra mesma calma, serenidade e maturidade, como, por exemplo, esbanjou no México.

Isso não quer dizer que Bortoleto chegou em Interlagos como em qualquer outro paddock mundo afora. Logo no início da manhã, a Sauber agendou uma entrevista coletiva em português para que o piloto falasse com a mídia local. Perguntado pelo GRANDE PRÊMIO, o próprio brasileiro admitiu que o tempo é um pouco mais escasso nesta semana, mas a programação foi toda planejada para cumprir os compromissos — ainda mais com aqueles que o “ajudaram a chegar até aqui.”

A empolgação, sim, também era nítida. Bortoleto deixou claro que correr em casa é a realização de um “sonho maior”, mas nem por isso tirou os pés do chão para o restante do fim de semana. Por mais que também queira se divertir em Interlagos, o brasileiro reforçou o foco no trabalho e que deseja manter o bom momento — fez boa corrida no GP da Cidade do México, quando foi bastante exaltado por Jonathan Wheatley, chefe da Sauber.

“Acho que correr em Interlagos é o sonho de qualquer piloto brasileiro e correr de Fórmula 1 em Interlagos é ainda um sonho maior. Graças a Deus, estou tendo essa oportunidade e quero aproveitar o máximo. A expectativa sempre vai estar lá, mas não vai mudar o resultado final, então o negócio é a gente dar o nosso melhor, preparar o final de semana da melhor maneira que der e fazer o nosso trabalho na pista”, respondeu Bortoleto, após ser perguntado pelo GRANDE PRÊMIO.

Gabriel Bortoleto (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

Já que falamos do chefe da Sauber, vale destacar o que sempre reportou o dirigente durante a temporada: Bortoleto tem uma maturidade além dos 21 anos de idade, o que ficou nítido nesta quinta-feira. Ainda em uma segunda entrevista coletiva para atender a mídia internacional, o piloto pontuou bem cada resposta, com clareza, sem deixar margem para qualquer expectativa exacerbada.

E foi assim até quando disse que poderia “se escolher como melhor novato”. Bortoleto, apesar de afirmar que está muito satisfeito com a temporada até aqui, fez questão de enaltecer os demais estreantes, que “também podem muito se escolher como melhor novato”, e que a comparação real deve ser feita entre os companheiros de equipe.

No Brasil, todos querem saber de Bortoleto. O assédio, claramente, é maior sobre ele — foi tema em entrevista de Max Verstappen, Fernando Alonso e outros pilotos. Quando esteve com o microfone, Gabriel foi alvo de diversas perguntas. Foi claro em todas, sem se deixar levar por qualquer oba-oba. Não prometeu mundos e fundos, quer apenas trabalhar e fazer o melhor.

É nítido que Bortoleto está animado com a oportunidade de correr em casa, mas que trata esse momento especial como mais um estágio da jornada na F1, com foco e maturidade.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 7 a 9 de novembro, em São Paulo, 21ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Interlagos para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Pedro Henrique Marum, Evelyn GuimarãesLuana Marino e Daniel Balsa.

GP de São Paulo de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre11:3013:3015:3016:30
Classificação sprint15:3017:3019:3020:30
Corrida sprint11:0013:0015:0016:00
Classificação15:0017:0019:0020:00
Corrida14:0016:0018:0019:00

*Horário de Brasília

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!