Treino acaba com bandeira vermelha, e Hamilton tira Rosberg da liderança no minuto final com melhor volta em Baku

A Mercedes exibiu seu habitual domínio neste sábado (18). E Lewis Hamilton mais vez foi o mais rápido na última sessão livre antes da classificação. Na verdade, o inglês tirou de Nico Rosberg a liderança no minuto final. O treino foi encerrado com bandeira vermelha por um acidente com Sergio Pérez

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A Mercedes continuou sobrando em Baku. E Lewis Hamilton também. Depois de muito errar durante a parte final do terceiro treino livre deste sábado (18), o inglês encontrou uma volta limpa e voadora no fim, para roubar a liderança do colega Nico Rosberg e, mais uma vez, ficar com a primeira posição da tabela. No giro final, o tricampeão, além de tirar uma diferença de 1s, ainda foi pouco mais de dois décimos mais veloz que o líder do campeonato.

Rosberg teve mesmo de se contentar com a segunda colocação, depois de ter ficando por grande parte da sessão na ponta e com folga. De novo, a Force India se mostrou veloz e forte no Azerbaijão. A prova é o terceiro lugar de Nico Hülkenberg, que também veio na parte final dos trabalhos. Daniel Ricciardo ainda colocou a Red Bull em quinto, logo à frente de Sebastian Vettel.

Entre os brasileiros, a vida não foi das mais fáceis. Felipe Massa terminou apenas em 14º, enquanto Felipe Nasr ficou apenas em 20º. O treino ainda terminou com bandeira vermelha, devido uma batida forte de Sergio Pérez na curva 15. O mexicano saiu ileso, mas o Force India ficou bastante danificado com o impacto.

Lewis Hamilton  (Foto: Getty Images)

Confira como foi o terceiro treino livre da F1 para o GP da Europa

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
A F1 deu início ao terceiro e último treino livre antes da classificação vivendo um sábado quente e de céu azul na capital do Azerbaijão. Quando os dois carros da Haas partiram do pit-lane para as primeiras voltas de instalação, os termômetros já registravam 28ºC de temperatura ambiente e 46º no asfalto das ruas de Baku.

 
Esteban Gutiérrez e Romain Grosjean ainda tiveram a companhia de Nico Hülkenberg, Fernando Alonso, Kimi Räikkönen, Marcus Ericsson, Felipe Nasr e Felipe Massa nestes primeiros minutos. Destes, apenas o finlandês da Ferrari apareceu andando com os pneus médios. Os demais já iniciaram os trabalhos em cima dos macios. E importante dizer aqui que a Pirelli decidiu baixar a pressão mínima dos pneus traseiros para este sábado, depois dos problemas detectados durante os treinos de sexta. 
 
E logo a tabela ganhou vida. O brasileiro da Williams surgiu com 1min48s346 já para assumir a liderança. Nasr se colocou em segundo, à frente de Ericsson e Nico Hülkenberg.
 
Valtteri Bottas também chegou a sair, mas, na volta aos boxes, passou por cima de uma tampa de bueiro solta. Na verdade, a peça se soltou do chão no momento em que o finlandês entrava nos pits. O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, já havia inspecionado o local durante a semana… Agora, parece que tinha razão em ser tão detalhista. O ponto foi que o incidente acabou também por atrapalhar a vida de Bottas, porque a peça danificou a lateral do FW38 #77. O nórdico sequer pode participar do restante dos trabalhos. 
 
Na pista, as ações seguiam sem maiores dramas. Massa acabou superado por Hülkenberg e, mais tarde, por Sergio Pérez. Daniel Ricciardo também veio forte logo na sequência, quando virou 1min46s685 e passou a comandar os trabalhos. O detalhe é que o australiano saltou para frente já usando os supermacios vermelhos. O mesmo fez Max Verstappen logo em seguida,quando se fixou ali em segundo, a 0s163 da marca do colega de Red Bull. 
 
Aí Pérez surgiu muito forte com os macios e se posicionou entre os dois carros energéticos. Sebastian Vettel seguiu o mexicano e também veio rápido com os amarelos. No mesmo momento, Ricciardo melhorava sua marca e alcançava 1min46s565.
 
Poucos minutos depois, a Mercedes resolveu mandar seus pilotos à pista. E a equipe alemã não estava para brincadeira. Já colocou Lewis Hamilton e Nico Rosberg com os supermacios. Assim, quando finalmente conseguiram tirar a melhor performance dos vermelhos, os dois caras prateados já se colocaram em seus lugares habituais. Primeiro veio Rosberg com 1min45s558 – 1s mais rápido que Ricciardo. Já Hamilton andou 0s240 mais lento que o companheiro de equipe.
 
Assim, a ordem desta primeira parte de sessão era: Rosberg, Hamilton, Ricciardo, Button, Pérez, Verstappen, Hülk, Sainz, Grosjean, Gutiérrez, Kvyat, Alonso, Magnussen, Wehrlein, Palmer, Massa, Vettel, Haryanto, Räikkönen, Ericsson e Nasr. 
Felipe Massa ficou apenas em 14º (Foto: Glenn Dunbar/Williams)
Enquanto isso, a pista de Baku ia novamente testando os limites dos pilotos. Massa passou por apuros na curva 15 — chegou a bater de leve no muro, mas sem danos —, enquanto Daniil Kvyat deu uma escapada na curva 14.
 
Rosberg ainda andou em 1min45s435 antes de encerrar este primeiro stint, colocando mais de 1s em cima de Ricciardo, o adversário mais próximo da Mercedes na meia hora inicial de treino. Hamilton também reduziu a diferença e estava a apenas um décimo do rival. Mas a surpresa desta fase foi novamente a McLaren, que colocou Jenson Button em quinto. Entre os brasileiros, Massa vinha apenas em 16º, enquanto Nasr figurava em 21º.
Depois do susto com o toque no muro, Massa pode retornar à pista. E veio para um novo stint com os pneus supermacios novos. Aí finalmente conseguiu uma volta que o colocou em quarto. Sebastian Vettel, que terminara seu giro pouco antes, já surgia mais competitivo em terceiro, andando bem mais próximo da Mercedes — a diferença era de 0s259 apenas. Mas isso tudo mudou nos úlitmos cinco minutos da sessão.

Depois de uma pequena pausa, praticamente todo mundo volta à pista para os stints finais. E, de novo, todos de pneus supermacios. Enquanto Rosberg já colocava 1s de vantagem em Hamilton, Hülkenberg apareceu bem em segundo com a Force India. É bem verdade que o tricampeão errou em sua primeira tentativa de volta rápida, mas não desperdiçou a chance na volta seguinte. Em um giro voador, Lewis apareceu com 1min44s352 já no minuto final, para roubar a liderança do colega de Mercedes. Nico ainda melhorou um pouquinho, mas não o suficiente.

Hulkenberg ficou em terceiro mesmo, superando a Red Bull de Daniel Ricciardo e a Ferrari de Sebastian Vettel. Sergio Pérez foi o sexto – o mexicano, aliás, foi quem provocou a única bandeira vermelha da sessão, ao bater no último instante na curva 15. Jenson Button, Daniil Kvyat e Kimi Räikkönen completaram os dez primeiros. 

F1 2016, GP da Europa, Baku, Treino livre 3:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:44.352   17
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:44.610 +0.258 22
3 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:45.540 +1.188 18
4 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:45.620 +1.268 13
5 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:45.630 +1.278 20
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:45.735 +1.383 17
7 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:45.901 +1.549 14
8 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:45.954 +1.602 17
9 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:45.981 +1.629 19
10 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:46.024 +1.672 16
11 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:46.131 +1.779 16
12 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:46.190 +1.838 17
13 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:46.361 +2.009 21
14 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:46.510 +2.158 20
15 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:46.670 +2.318 21
16 20 KEVIN MAGNUSSEN FRA RENAULT 1:47.024 +2.672 16
17 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:47.100 +2.748 19
18 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:47.158 +2.806 18
19 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:47.328 +2.976 14
20 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:47.379 +3.027 18
21 88 RIO HARYANTO INA MANOR MERCEDES 1:47.556 +3.204 18
22 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES      
PADDOCK GP #33 ANALISA GP DO CANADÁ E FAZ PRÉVIA DO GP DA EUROPA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube