“Tudo muda completamente”: Sainz explica adaptação ao motor Mercedes em 2025

Carlos Sainz destacou os diferentes funcionamentos entre os motores da Fórmula 1 e disse ser a primeira coisa que precisa se adaptar em uma nova equipe, como é o caso da Williams em 2025

Carlos Sainz fará a estreia pela Williams em 2025. O time britânico será o quinto do espanhol em 11 temporadas na Fórmula 1. Apesar das muitas mudanças, Carlos terá uma experiência inédita na carreira: pilotar um carro de motor Mercedes.

O espanhol, que já correu com unidades de potência de Renault e Ferrari, falou sobre a adaptação ao novo equipamento e ao estranhamento inicial.

“A coisa que você mais sente quando muda de equipe, tendo uma troca de unidade de potência, é o motor. O som, as vibrações, o barulho, tudo muda completamente”, explicou.

O primeiro contato com a unidade de potência alemã foi durante um dia de filmagens e o teste de pós-temporada realizado em Abu Dhabi, em dezembro de 2024. Desde então, Sainz pilotou o FW45 em um programa de dois dias em Barcelona e completou o shakedown do novo FW47, em Silverstone.

Carlos Sainz falou sobre a principal dificuldade de se adaptar ao carro da Williams (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: GPTV alcança 2 milhões de espectadores e prepara novos formatos de exibição

“Mesmo que eu vá à pista tentando entender a aerodinâmica, pneus e sensação dos aspectos mecânicos do carro, a única coisa que tenho mesmo de me adaptar nas primeiras voltas é à diferença do motor”, revelou. “A forma como as unidades operam com tantas coisas acontecendo nos volantes, com o uso de energia, bateria, procedimentos… Essa é a maior mudança que estou tendo de me adaptar na Williams”, concluiu.

Sainz estreou na F1 em 2015, pela Toro Rosso. No meio de 2017, se transferiu para a Renault, onde ficou até o final de 2018. Em 2019 e 2020, correu pela McLaren, antes de rumar para a Ferrari, equipe que defendeu por quatro temporadas.

Fórmula 1 se aproxima da volta às pistas. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.