Único opositor de Jean Todt, Ward retira candidatura à presidência da FIA, mas pede por mudanças

Único opositor de Jean Todt, David Ward decidiu retirar sua candidatura à presidência da FIA. O britânico não conseguiu o apoio necessário para garantir a elegibilidade

David Ward retirou sua candidatura para concorrer à presidência da FIA, a Federação Internacional de Automobilismo. Único opositor de Jean Todt, atual comandante da entidade máxima, Ward confirmou a renúncia por meio de uma carta nesta quinta-feira (14), alegando que "não tem sido possível garantir o número necessário de vice-presidentes regionais para assegurar a elegibilidade da minha lista".

"Portanto, gostaria de dar os parabéns a Jean Todt, que vai garantir um segundo mandato incontestável, sem oposição", escreveu o britânico. "Ouso de cartas de apoio antes da eleição também torna difícil para qualquer candidato a obtenção dos vice-presidentes necessários", completou.

David Ward desistiu de concorrer à FIA (Foto: Divulgação)

Ward também se queixou mais uma vez ao Comitê de Ética da FIA, alegando que Todt de, desde o início da campanha, usa viagens oficiais para se reunir com seguidores visando assegurar a reeleição. Nessas viagens, o francês conseguiu o apoio de várias federações nacionais, limitando as opções de escolha de seus rivais com relação aos vice-presidentes da chapa – é preciso nomear um dirigente de cada região do globo. O Comitê, entretanto, não viu irregularidades na postura do ex-chefe da Ferrari.

O inglês, contudo, ainda se manifestou a favor de alterações no processo de eleição da FIA, que tem sido alvo de protestos e que vai entrar na agenda na próxima reunião do Conselho Mundial do Esporte a Motor, em dezembro. "Se as alterações estatutárias forem aprovadas, a FIA vai dar um passo significativo rumo a um futuro mais democrático. Espero muito sinceramente que as alterações sejam votadas secretamente na Assembleia Geral."

"Qualquer que seja o resultado, eu acho que o progresso da FIA é inevitável. Estamos vivendo em uma época de transparência e com novas exigências de prestação de conta de governos, corporações e também de federações desportivas", completou.

A eleição que vai eleger o presidente da FIA está marcada para o dia 6 de dezembro. O prazo final para inscrição de candidatura se encerra nesta sexta-feira, dia 15.

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.