Bottas põe 500 Milhas de Indianápolis como objetivo, mas prefere “tirar um tempo” após F1
Valtteri Bottas está sem assento na Fórmula 1 para 2025 e ainda não definiu o que fará na temporada que vem. No entanto, o finlandês ainda sonha com um retorno à categoria
A Sauber demorou, mas já fechou a dupla de pilotos que terá em 2025. Com Nico Hülkenberg e Gabriel Bortoleto chegando à esquadra, Guanyu Zhou e Valtteri Bottas ficarão de fora do grid. O finlandês, que deixará a Fórmula 1 aos 35 anos de idade, ainda não definiu o futuro da carreira, mas revelou ter recebido propostas para correr na Indy.
Bottas afirmou que recebeu uma oferta para competir durante a temporada completa da categoria norte-americana, mas não se sente pronto para assumir um compromisso na Indy no momento. Ainda assim, o finlandês disse que as 500 Milhas de Indianápolis estão na lista de objetivos da carreira.
No entanto, como ainda sonha com um retorno à F1 em 2026, Bottas prefere esperar um pouco e ver quais opções vão surgir. Uma das alternativas para o piloto seria uma posição de reserva na Mercedes, equipe que defendeu na F1 de 2017 a 2021.
“É uma decisão consciente, acho que simplesmente acontece muito rápido. Vamos supor, por exemplo, que eu vá para uma temporada completa na Indy depois de 12 anos de F1. Sinto que isso aconteceria um pouco rápido demais, porque é muito trabalho árduo e muita familiarização para ser feita e todas essas coisas. Então, sim, preferiria tirar um tempo para descobrir o que vem a seguir e partir daí”, afirmou.
“Já tive conversas e recebi abordagens da Indy. Deixei bem claro que o próximo ano chega um pouco rápido demais. Ainda há uma chance de cair em um bom carro em 2026. A prioridade continua sendo a Fórmula 1. Se não for a F1 em 2026, então realmente é algo interessante para o futuro”, continuou.
Já que não deseja disputar uma temporada completa na Indy em 2025, Bottas foi questionado se há a possibilidade de competir apenas nas 500 Milhas de Indianápolis. Apesar de ter a prova como uma meta na carreira, o finlandês não acredita que isso acontecerá já no ano que vem.
“Ainda não. Recebi uma oferta sólida para a temporada completa de 2025, mas apenas para as 500 Milhas de Indianápolis, ainda não. Mas, como disse, primeiro preciso definir qual será o meu foco em 2025 e partir daí”, disse.
Sobre as demais possibilidades para 2025, Bottas afirmou que gostaria de voltar a disputar ralis, mas não cravou que essa será a prioridade da temporada. Tudo irá depender do quão próximo ficará da F1 mesmo longe do grid.
“Primeiramente, depende se vou estar por aqui todos os fins de semana. Se sim, então, obviamente, as opções são um pouco mais limitadas. A Indy 500 sempre esteve na lista, sempre fui fã de V8 Supercars também e de todas essas coisas. Então, no momento, ainda estou bastante aberto e só preciso decidir qual será o próximo passo e aí veremos”, comentou.
“Não me permitiram correr em ralis nos últimos dois anos. Então, seria legal voltar a isso e me divertir um pouco”, encerrou.
Agora, a Fórmula 1 retorna neste fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, para o GP do Catar, o penúltimo da temporada.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Momentos que marcaram a perda do título de Norris em 2024