Bottas diz que Alfa Romeo “sabe o que falta” e prega paciência: “Nada é do dia para noite”

Valtteri Bottas falou com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO sobre o complicado ano da Alfa Romeo na Fórmula 1 e deixou claro que por mais que a equipe saiba o que precisa ser feito, vai levar tempo para se recuperar na competição

A Alfa Romeo só conseguiu ser melhor que a Haas na temporada 2023 da Fórmula 1 — pouco para quem foi a sexta melhor equipe do grid no ano anterior, e Valtteri Bottas chegou antes mesmo do final do campeonato ciente de que o time não havia conseguido alcançar o objetivo. Ainda assim, tem ciência de que todos em Hinwil sabem “exatamente o que falta” para recuperar a boa performance. É uma questão, no entanto, que vai demandar tempo.

Foram 16 pontos somados em 22 corridas realizadas no ano, e mesmo a boa exibição no GP do Catar, com Bottas e Guanyu Zhou cruzando a linha de chegada no top-10, a impressão geral do finlandês foi que as rivais partiram na frente desde os testes de pré-temporada, no Bahrein.

Bottas falou com exclusividade com o GRANDE PRÊMIO durante a passagem da Fórmula 1 por Interlagos, em novembro e deu sua visão sobre o ano da Alfa Romeo. Como time, nós estávamos em uma melhor posição no ano passado”, reconheceu. “Se você olhar a temporada inteira, com três corridas faltando, não conseguimos alcançar o nosso objetivo”, acrescentou na ocasião.

“Não há uma grande razão, é uma combinação de que alguns times, no inverno, encontraram uma performance melhor, e também, durante a temporada, alguns times conseguem dar grandes passos de desempenho. Estamos fazendo progresso, mas às vezes não é suficiente para lutar por pontos. Então é desafiador, mas agora a motivação é melhorar”, ressaltou ao GP.

Valtteri Bottas entende que, hoje, os objetivos são diferentes, mas não menos recompensadores (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Enquanto aguarda a chegada da Audi a partir da temporada 2026, o time de Hinwil planeja divulgar em breve o novo nome, uma vez que a marca italiana não estará mais na F1 de 2024 em diante. Mas as mudanças na ainda Alfa Romeo não se resumem a apenas a nomenclatura, como pontuou Valtteri, só que se trata de um trabalho que vai render frutos a longo prazo.

“Passamos por muitas mudanças no time ultimamente. Obviamente, nós temos um novo CEO e um novo diretor-técnico que vieram na metade neste ano. Então, temos mudanças acontecendo e acredito que há um bom planejamento. Vai levar um pouco de tempo, nada acontece da noite para o dia. Mas, como mencionei, eu sempre tento dar o melhor feedback possível e sabemos as limitações que temos. Ainda somos menores do que outras equipes e estamos trabalhando nisso”, disse.

Por fim, ao ser questionado pelo GP sobre como enxerga esse caminho que a Alfa Romeo/Sauber tem pela frente, afirmou que o principal é que a equipe sabe o que precisa ser feito.

“Estamos contratando novas pessoas, crescendo o tempo todo. Mas, como disse, isso não acontece de repente. E acho que o futuro, o que está à frente para essa equipe, tem um objetivo claro. E estou bem confortável com isso. Então sim, só preciso estar paciente agora. Mas sabemos exatamente o que falta. Às vezes é o quão rápido podemos trazer upgrades, às vezes é a força de trabalho, quantas pessoas nós temos. Sim, às vezes, pode ser, encontrar esses passos maiores, do lado aerodinâmico, do lado mecânico. Não é somente uma coisa”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.