Bottas aprova ritmo da Mercedes nos treinos em Portugal, mas prevê: “Vai ser apertado”

Valtteri Bottas registrou o melhor tempo do dia em Portimão. O finlandês se mostrou satisfeito com a performance como um todo da Mercedes, mas ressaltou problemas de equilíbrio do carro com pneus macios, apontando os médios como a melhor escolha até o momento

Lewis Hamilton liderou a sexta-feira de treinos em Portugal: veja os melhores momentos (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Valtteri Bottas foi o mais rápido desta sexta-feira (30) de treinos livres do GP de Portugal de Fórmula 1. Na sessão realizada nesta manhã no Autódromo Internacional do Algarve, o finlandês marcou 1min19s648, sendo 0s025 mais rápido que Max Verstappen, da Red Bull. No período da tarde, ninguém conseguiu melhorar o tempo registrado pela Mercedes #77 de Valtteri. Lewis Hamilton liderou a sessão vespertina com 1min19s837 como melhor tempo, enquanto Bottas marcou 1min20s181.

No geral, Bottas aprovou o ritmo geral da Mercedes em Portimão. Mas ressaltou que durante a tarde, ao usar pneus macios, o W12 se mostrou mais desequilibrado, especialmente na parte traseira. Valtteri considerou o cenário parecido com o que foi visto em outubro do ano passado, sobretudo em razão do asfalto mais escorregadio do traçado lusitano.

Bottas reportou dificuldades com os pneus macios nesta tarde em Portimão (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Acho que, em termos de ritmo, não foi um começo ruim. É bom ver que estamos lá, embora, novamente, vai ser apertado, não tenha dúvida”, disse o piloto em entrevista à emissora britânica Sky Sports F1, já prevendo outro embate com a Red Bull neste fim de semana.

Sobre a pista, Bottas deixou claro que não foi uma jornada fácil. “É uma impressão muito semelhante à do ano passado. Um asfalto bastante escorregadio, e a traseira do carro, especialmente, fica muito solta”.

“Não foi fácil conseguir voltas limpas. Quanto mais macio foi o pneu, mais difícil de guiar o carro ficou. O pneu médio parece ser o melhor para acelerar, mas ainda há muito trabalho a ser feito”, descreveu o piloto.

Valtteri reiterou que espera outra batalha contra a Red Bull, como já aconteceu no Bahrein e em Ímola. Na visão do finlandês, terceiro colocado em Sakhir e que não pontuou no GP da Emília-Romanha após acidente em que foi envolvido por George Russell, acredita que a pole-position vai ser definida no detalhe.

“Acho que vai ser bem apertado. É difícil dizer um exemplo. No treino livre 2, não tive um bom tempo com os pneus macios. Pode pender para qualquer lado. Quem encontrar esse tempo de volta durante [as avaliações dos dados] à noite, vai estar na pole”, concluiu.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado em Portimão. A partir de 8h (de Brasília), os pilotos aceleram para o treino livre 3, também com duração de 60 minutos. E às 11h, os competidores voltam à pista para a classificação que vai definir o grid de largada. O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e em TEMPO REAL todo o fim de semana do GP de Portugal de F1. Siga tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.