Bottas exalta ritmo e lamenta abandono no GP de São Paulo: “Chance real de pontuar”

Valtteri Bottas conseguiu passar incólume do caos da largada em Interlagos, mas abandonou a corrida na volta 39, quando estava em 11º lugar e buscava os pontos

O GP de São Paulo, realizado neste domingo (5), vinha sendo promissor para Valtteri Bottas, que andava em 11º lugar e rondava a zona de pontuação. Porém, faltando 32 voltas para o fim da corrida, o finlandês foi obrigado a abandonar após sofrer com problemas em sua Alfa Romeo. Em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO em Interlagos, o #77 destacou a diferença de desempenho em relação ao dia anterior e expressou sua frustração por não ter conseguido pontuar.

A equipe de Hinwil acabou sofrendo um duro golpe na luta por uma posição melhor no Mundial de Construtores, já que Guanyu Zhou também não completou a corrida em Interlagos. Com os resultados, a Alfa Romeo deixa o Brasil com os mesmos 16 pontos que conquistou até aqui.

“O carro estava muito melhor hoje do que ontem, pudemos realmente lutar por posições melhores. É uma pena ficar fora da corrida, acho que havia uma chance real de pontuar, especialmente com todas as coisas que aconteceram no início” declarou o finlandês.

“Tive uma sensação boa hoje. Acho que, com as temperaturas mais frias, parece que lutamos com o carro um pouco menos”, completou.

Bottas ainda disse que espera que GP de Las Vegas seja divertido (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Bottas também comentou sobre a caótica largada, que trouxe um forte acidente entre Alexander Albon e Kevin Magnussen, inclusive com a ativação da bandeira vermelha. O piloto da Alfa Romeo disse que conseguiu evitar os destroços da batida, mas que não viu o contato entre os carros à frente.

“Consegui evitar os destroços no início. Quero dizer, havia muitas coisas voando. Eu não vi o contato em detalhes. Havia muitos carros entre mim e eles”, relatou.

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO sobre o impacto no Mundial de Construtores depois do abandono duplo, Bottas reconheceu que, com a AlphaTauri pontuando em Interlagos, a missão de ganhar posições na tabela entre as equipes ficou mais difícil. Ainda assim, manteve a esperança para as duas corridas finais da temporada.

Além de Bottas, Zhou também abandonou em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Ainda temos duas corridas pela frente, e tudo o que podemos fazer é tentar marcar pontos. Sim, é difícil. Acho que hoje era uma boa chance de pontuar e ainda tínhamos alguma esperança pelo bom rendimento que tivemos no ano passado, mas agora está tudo mais difícil. Claro, sempre temos esperança, mas precisamos fazer algo incrível se quisermos progredir [na tabela]”, afirmou o finlandês.

Quanto à próxima corrida, em Las Vegas, Bottas disse ao GP que o circuito é comparável a Monza em termos de downforce. Segundo ele, a prova americana, por ser um circuito completamente novo, ainda reserva muitas variáveis desconhecidas.

Por outro lado, o finlandês disse que já testou o traçado no simulador e expressou curiosidade sobre o que está por vir. Valtteri espera que o nível de competição agrade mais ao público do que o espetáculo programado para o evento.

Em um dia recheado de problemas, a Alfa Romeo saiu zerada do Brasil (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Acho que há muitas incógnitas. A pista de Las Vegas é como a de Monza em termos de downforce, acho que devemos ter uma boa corrida. Portanto, é uma pista muito específica e bastante difícil de prever alguma coisa, mas estou muito curioso para ver como será”, ponderou.

“É uma pista de alta velocidade. Retas longas, curvas relativamente lentas. Espero que as pessoas apreciem o aspecto esportivo, não apenas o espetáculo”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton.

Fórmula 1 agora volta em duas semanas, entre os dias 17 e 19 de novembro, com o tão esperado GP de Las Vegas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.