Bottas melhora, mas nem apoio de Hamilton é suficiente para permanência na Mercedes

Ainda que longe de ser brilhante, Valtteri Bottas tem feito um trabalho ok nas últimas corridas da temporada ao somar pontos importantes para a Mercedes. O finlandês conta com o apoio de Lewis Hamilton para a renovação do contrato, mas seu destino já parece traçado para 2022

O duelo entre Max Verstappen e Lewis Hamilton no GP da Inglaterra por uma nova perspectiva (Vídeo: F1)

Valtteri Bottas tem se mostrado mais efetivo e consistente nas últimas provas da temporada 2021 da Fórmula 1. Depois da jornada esquecível no GP do Azerbaijão, o finlandês pontuou do GP da França em diante e subiu ao pódio nas duas corridas na Áustria e também no polêmico GP da Inglaterra. Mesmo longe de obter resultados brilhantes, Valtteri entrega o que é possível e ainda ajuda a Mercedes a pontuar bem mais do que Sergio Pérez, da Red Bull, neste período. Só que, diante de um George Russell cada vez mais brilhante e pedindo passagem, nada mais parece o bastante para assegurar a Bottas mais um ano de contrato com a Mercedes. Nem mesmo todo o apoio do seu ainda companheiro de equipe, Lewis Hamilton.

A má fase experimentada por Bottas, fora do GP de Mônaco em razão de um pit-stop desastroso e dono de uma performance irreconhecível nas ruas de Baku, ficou para trás. Depois do opaco quarto lugar no GP da França, Valtteri foi terceiro colocado no GP da Estíria, cruzou a linha de chegada do GP da Áustria em segundo e voltou ao último degrau do pódio no GP da Inglaterra.

Claro que os resultados obtidos por Hamilton nas últimas provas, sobretudo a vitória em Silverstone, foram muito importantes para a Mercedes, mas Bottas tem ajudado a equipe heptacampeã do mundo a se aproximar da Red Bull na luta pelo título do Mundial de Construtores: os taurinos somam 289 pontos contra 285 dos mercedinos.

LEIA TAMBÉM
+ANÁLISE: Respeito a Bottas atrasa anúncio, mas Russell será piloto da Mercedes em 2022

Valtteri Bottas parece estar mesmo no fim do ciclo com a Mercedes na F1 (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A versão apresentada por Bottas nas três últimas corridas é algo perto do desejável pela Mercedes: afinal, o nórdico não compromete e soma mais pontos que o segundo piloto da rival Red Bull. Depois de um clima um tanto estranho no começo da temporada e até de uma resistência em abrir passagem para Hamilton no GP da Espanha, Valtteri parece ter de novo um bom ambiente nos boxes. Uma prova disso é a exaltação ao trabalho em equipe depois de ter ajudado Lewis a garantir o melhor tempo da classificação de sexta-feira em Silverstone.

Toto Wolff, chefe da Mercedes, deixou claro que Bottas exerce a função de escudeiro dentro da equipe. Hamilton nunca escondeu a felicidade por contar ao seu lado nos boxes com um piloto que não costuma criar climão, soma pontos importantes e é útil no desenvolvimento do carro. Não à toa, o maior vencedor da história da Fórmula 1 já disse, reiteradas vezes, que enxerga em Valtteri “o melhor companheiro de equipe que já tive”.

Só que nem mesmo todo o incentivo de Hamilton parece ser o bastante para Bottas concluir o objetivo de permanecer na Mercedes por mais um ano. Segundo Toto Wolff, “Lewis está tranquilo em ambos os cenários, ele entende os prós e contras de Valtteri e George. Ele nunca tentou influenciar a decisão e não tem preferência de quem deveria estar no carro. Ele gosta da relação com Valtteri, e sabemos disso. Mas ele nunca disse que esse ou aquile seria o melhor”.

É muito claro que Russell está pedindo passagem e que não faria sentido um quarto ano na Williams. George é a bola da vez da Mercedes para uma nova era que está por vir na Fórmula 1, enquanto Bottas não tem muito mais de diferente a entregar.

Que fique claro: Bottas está longe, bem longe de ser o piloto horroroso que muitos insistem em pintar. O finlandês não é genial como Hamilton, Sebastian Vettel e Max Verstappen e tampouco extraclasse como Lando Norris e Russell, mas é um competidor muito bom, eficiente e bastante útil. O problema é que Valtteri não cabe mais para o que a Mercedes desenha para o seu futuro.

Valtteri sabe disso e, ao menos que aconteça alguma mudança de última hora, tem a consciência de que seu destino está traçado: longe da Mercedes e cada vez mais perto da Alfa Romeo. Conforme noticiado primeiramente no mundo pelo GRANDE PRÊMIO e depois replicado por outros tantos veículos de respeito ao redor do mundo, o nórdico tem na equipe de Hinwil não apenas uma opção real, mas um porto seguro para dar sequência à carreira.

O dono do carro #77 também tem a consciência que vai precisar ter uma “mentalidade completamente diferente”, palavras dele, neste seu novo momento que se avizinha na Fórmula 1.

FÓRMULA 1; F1; LEWIS HAMILTON; VALTTERI BOTTAS; GP DA TURQUIA;
Valtteri Bottas conta com Lewis Hamilton como seu maior ‘cabo eleitoral’. Mas nem o apoio do heptacampeão é o bastante para ajudá-lo a seguir na Mercedes (Foto: LAT Images/Mercedes)

“Seria um capítulo completamente novo na carreira, e creio que minha abordagem mental seria diferente. Muito provavelmente eu não estaria lutando por vitórias e pelo título, pelo menos no começo, seria um projeto novo. Por outro lado, isso poderia ser muito interessante”, revelou Bottas em entrevista veiculada pelo site F1i.com.

“Sei o que quero. Quero continuar na equipe [Mercedes], penso que é a minha melhor chance para vencer corridas no próximo ano e brigar pelo título. Se por algum motivo eu não continuar, vou olhar opções dentro da Fórmula 1, com certeza, pois amo a Fórmula 1. Gosto disso, penso que ainda tenho uns bons anos aqui pela frente. Nunca diga nunca”, complementou.

O destino de Bottas será oficializado nas próximas semanas, muito provavelmente durante as providenciais férias de verão. Mesmo que dê a lógica se sua saída da Mercedes for confirmada, Valtteri terá todas as condições de encerrar um ciclo de forma digna e decente antes de trilhar novos horizontes na Fórmula 1. O futuro é logo ali.

TAPETÃO NA F1? O QUE A RED BULL PEDE PARA PUNIÇÃO A HAMILTON SER REVISTA (VÍDEO: GP NOTÍCIAS)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.