Como foi o sábado do GP de San Marino de 1994
Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Verstappen diz que estreia de Max serviu como impulso extra para F1 e minimiza críticas dos rivais: “Ele estava pronto”

Jos Verstappen saiu em defesa do filho Max e disse que o arrojo do jovem é algo que a F1 precisa. Para Jos, a estreia do holandês de 17 anos serviu como um estímulo para o Mundial

 

A estreia de Max Verstappen serviu como um impulso extra para a F1. A opinião é do pai do holandês, o ex-piloto Jos Verstappen, que minimizou também as preocupações com a pouca idade do filho, assim como as críticas feitas pelos adversários nesta temporada.

Aos 17 anos, Max se tornou em 2015 o piloto mais jovem a iniciar um campeonato na F1. Depois da única temporada em monopostos, no ano passado, pela F3 Euro, Verstappen ganhou a chance de dar um salto na carreira por meio da Toro Rosso. Só que sua precoce promoção já gerou mudanças no sistema para a obtenção da superlicença, o documento obrigatório para se competir no Mundial.

"Ele estava pronto para isso e não é todo garoto de 17 anos que está", disse Jos em entrevista ao site norte-americano 'Motosport.com'. "Eu posso entender a razão pela qual eles mudaram as regras da superlicença, mas não há nada que eu pudesse fazer", completou.

Jos Verstappen, veterano de 107 largadas na F1, agora tenta ver o filho seguir o caminho do sucesso (Foto: Getty Images)

"Estou feliz que ele está na F1 e indo bem. A Red Bull está feliz com ele e acho que a F1 também deveria estar feliz por ter um piloto como Max. Ele é rápido, agressivo e um cara que luta pela ultrapassagem. E esse é o tipo de cara que é bom para o esporte", acrescentou Jos.

O Verstappen mais velho ainda falou sobre as críticas recebidas pela pilotagem de Max. O jovem competidor se envolveu em um sério acidente com Romain Grosjean em Mônaco e foi alvo da ira de alguns pilotos. Felipe Massa foi um dos que questionou a pouca experiência do piloto da Toro Rosso.

O pai de Max, entretanto, afirmou que a reação dos colegas apenas serve para mostrar que o filho está fazendo tudo de forma correta, porque consegue preocupar os adversários. "Massa sempre faz comentários. Não importa", disse o ex-piloto da Benetton, Arrows e Minardi na F1. "E isso apenas torna o Max mais interessante. Mostra muito sobre ele, então é bom. Além disso, ele é um cara muito inteligente, sabe muito bem o que falar e o que não falar. E a equipe sabe que ele está fazendo um bom trabalho", acrescentou.

Jos Verstappen, por fim, ainda deixou claro que foi um grande erro dos críticos questionarem a capacidade de Max apenas por causa da idade, antes do campeonato começar. "Eu li algumas reportagens, mas ninguém veio me falar que estávamos errados. Não me importa o que disseram ou se falaram que era errado colocá-lo para correr. Eu sabia que ele conseguiria, e a Red Bull também. Eles têm uma grande fé nele", explicou.