Vettel admite fracasso da Ferrari em Singapura: “Era óbvio o que tentamos fazer e não deu certo”

Sebastian Vettel reconheceu que a Ferrari não adotou a melhor estratégia para sua corrida em Singapura. O alemão deixou claro que todo o esforço foi feito para colocá-lo à frente de Lewis Hamilton, mas também admitiu que o rival “foi rápido demais”

A estratégia escolhida pela Ferrari para Sebastian Vettel durante o GP de Singapura, realizado na noite deste domingo (16), foi determinante para que o alemão perdesse uma posição durante a prova e cruzasse a linha de chegada apenas em terceiro lugar, atrás de Lewis Hamilton e Max Verstappen. O tetracampeão, pouco depois da corrida, reconheceu que a tática não funcionou como o esperado.
 
Seb havia conquistado a segunda posição na prova depois de ultrapassar Verstappen ainda na primeira volta da corrida. As posições se mantiveram nas voltas seguintes, até que a Ferrari o chamou para fazer a troca de pneus. 
 
Dentre os ponteiros, Vettel foi o que primeiro fez o pit-stop obrigatório. Mas a Ferrari optou por calçar pneus ultramacios para o segundo stint. O alemão voltou à pista imediatamente atrás da Force India de Sergio Pérez e teve muitas dificuldades para fazer a ultrapassagem, perdendo tempo que seria refletido depois que Verstappen fez seu pit-stop e voltou à frente do alemão, em posições que foram cristalizadas até a bandeirada final.
Vettel admitiu que a estratégia da Ferrari não deu certo nesta noite (Foto: Reprodução)

Ao fim da prova, Vettel reconheceu o fracasso da Ferrari com a estratégia adotada para sua corrida. “Era óbvio o que tentamos fazer e não deu certo. A Red Bull fez muito bem em reagir e nos atacou. Não faltou muito, mas, com esses pneus, a prioridade era chegar ao fim”, salientou. 

 
Enquanto Vettel fez seu segundo stint com os pneus ultramacios, Hamilton, Verstappen, Kimi Räikkönen e Valtteri Bottas optaram pelos macios. Seb revelou seu temor, ainda durante a corrida, de que os pneus roxos que calçavam seu carro não suportariam até o fim. No fim das contas, o alemão conseguiu chegar à prova sem precisar de outra parada, mas teve um rendimento bem inferior nas voltas finais.
 
“A estratégia era ficar à frente de Lewis, o que não deu certo, e foi uma pena porque perdemos o segundo lugar. Então, o foco principal era manter a terceira posição”, comentou.
 
“Não estava muito confiante de que poderíamos chegar ao fim, mas deu certo. Foi surpreendente ver que Valtteri não conseguiu manter [o ritmo] e estava sofrendo muito mais do que eu. Ficou claro que não fomos rápidos o bastante na corrida e precisamos entender o porquê”, disse Seb.
Entretanto, Vettel deixou claro que apoia a escolha da Ferrari neste domingo. “Sempre vou defender a equipe. As decisões que nós tomamos, para tentar sermos agressivos, foram para vencer a corrida. Quando dá certo, é ótimo”, salientou.
 
“Mas, no geral, tínhamos um pacote muito forte. Kimi e eu estávamos muito competitivos durante os treinos. Mas, no fim das contas, o resultado da corridas foi terceiro e quinto. Assim como ontem, não estivemos na velocidade a qual nosso carro pertence”, analisou o piloto, ciente de que faltou algo a mais.
 
“É isso o que quero dizer quando disse que não tiramos tudo de nós mesmos”, acrescentou.
 
Por fim, Vettel reconheceu também que Hamilton esteve num patamar superior durante toda a corrida. “O que fizemos foi tentar chegar à primeira posição e seguir, mas Lewis foi rápido demais. Quando você está na frente, dá para controlar o ritmo por aqui, mas nunca estivemos à frente”, emendou o piloto da Ferrari, agora 40 pontos atrás do rival na batalha pelo pentacampeonato.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.