Vice-campeão mundial de F1 e senador, Reutemann morre aos 79 anos na Argentina

Carlos Alberto Reutemann, ou simplesmente ‘Lole’, não resistiu e sucumbiu aos problemas de saúde que o acometeram ao longo dos últimos meses. Principal adversário de Nelson Piquet na campanha do título de 1981, Reutemann morreu cercado pela família em Santa Fe, na Argentina

Verstappen aplica novo domínio e vence: os melhores momentos do GP da Áustria (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Carlos Alberto Reutemann, um dos maiores ícones argentinos no esporte a motor e também reconhecido político local, morreu nesta quarta-feira (7), na sua cidade-natal, Santa Fe, aos 79 anos. A informação foi confirmada pela família do ex-piloto e senador da República. Casado há 15 anos com Verónica Ghio, sua segunda esposa, Carlos deixa duas filhas, ambas do primeiro casamento: Mariana e Cora, esta mãe do seu único neto, Santiago Bautista Diez Reutemann.

Nos últimos meses, ‘Lole’, como também era conhecido, viveu um verdadeiro calvário em razão da oscilação do seu estado clínico ao sofrer o agravamento do quadro de hemorragia digestiva. Neste ano, deu entrada no hospital Sanatorio Santa Fe em 5 de maio, depois transferido para Rosário, onde teve alta duas semanas depois.

Mas o ex-piloto e político voltou a ser internado e, com quadro de desidratação e febre, voltou à UTI duas semanas depois da alta médica. Especialmente nos últimos dias, o estado clínico de Reutemann se agravou, a ponto de o sobrinho, Federico Reutemann, admitir que o tio estava “muito mal”.

CARLOS REUTEMANN; ARGENTINA;
Reutemann foi vice-campeão mundial de F1 e senador (Foto: Divulgação)

A confirmação do passamento de Carlos Reutemann, que estava no último ano de mandato como senador na Argentina pelo partido Cambiemos, foi feita pela sua família.

Dos 21 pilotos que já defenderam a Argentina na Fórmula 1, Reutemann foi, de longe, o piloto que mais correu no Mundial: com 146 largadas na principal categoria do automobilismo mundial, Carlos conquistou 12 vitórias, metade do alcançado pelo maior nome do país no esporte a motor, o pentacampeão Juan Manuel Fangio.

A estreia de ‘Lole’ na Formula 1 foi surpreendente. Com o carro #2 da Brabham, marcou a pole-position correndo em casa, em Buenos Aires. A primeira vitória do piloto veio no GP do Brasil de 1972, a primeira corrida de F1 no país e prova que não valeu para o Mundial. Em 1974, o primeiro triunfo oficial aconteceu no GP da África do Sul, em Kyalami, em fim de semana marcado pela morte trágica de Peter Revson. No ano seguinte, fez grande campeonto para terminar em terceiro lugar, só atrás de Niki Lauda e Emerson Fittipaldi.

Companheiro de equipe do brasileiro José Carlos Pace nos tempos de Brabham, ‘Lole’ se transferiu para a Ferrari em 1977 e por lá ficou dois anos. Neste período, Reutemann conquistou cinco vitórias pela equipe italiana. Em 1979, teve uma passagem de apenas uma temporada pela Lotus antes de assinar pela Williams, onde viveria seu melhor momento na Fórmula 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Carlos Reutemann no GP do Brasil de 1982 (Foto: Reprodução)

Reutemann e Piquet travaram uma feroz batalha pelo título ao longo de toda a temporada de 1981. O brasileiro, pela Brabham; ‘Lole’, pela Williams. O argentino chegou a ter 17 pontos de vantagem para o adversário ao longo do campeonato, mas Piquet se mostrou mais regular e, com o quinto lugar no GP de Las Vegas, conseguiu superar Reutemann por apenas 1 ponto no Mundial de Pilotos, que registrou o placar de 50 x 49 em favor de Nelson.

Carlos encerrou sua carreira na Fórmula 1 na segunda corrida da temporada 1982. Sua despedida foi no GP do Brasil, em Jacarepaguá.

No início dos anos 1990, Reutemann enveredou para a política. Em 1991, foi eleito governador da província de Santa Fe representando o Partido Justicialista. Foram dois mandatos: entre 1991 e 1995 e entre 1999 e 2003. Em 7 de setembro daquele ano, foi novamente eleito, daquela vez como senador da República pela província de Santa Fe.

‘Lole’ foi reeleito em 2009 para um novo mandato, com validade até 2015, quando apoiou a candidatura de Mauricio Macri, eleito presidente da Argentina no pleito daquele ano. Carlos foi novamente eleito, sendo representante do partido Cambiemos, para seu último mandato, que se encerraria ao fim de 2021.

VERSTAPPEN AMASSA HAMILTON E MERCEDES NA ÁUSTRIA. TÍTULO DEFINIDO NA F1? | PADDOCK GP #246
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.