Vídeo e análise de equipamento: por que Norris não foi punido em largada de Jedá?

Lando Norris moveu o carro antes do sinal para o início do GP da Arábia Saudita, mas não disparou o equipamento da FIA que mede as queimas de largada. Assim, escapou da punição

O replay da largada do GP da Arábia Saudita mostrou que Lando Norris moveu o carro da McLaren para fora dos colchetes instantes antes das luzes serem apagadas para autorizar o início da corrida, mas a direção de prova decidiu que o movimento não seria punido. O argumento para a falta de ação, segundo os comissários, foi a análise do equipamento da FIA que determina se a largada foi prematura ou não.

Segundo a decisão, o equipamento é o único parâmetro válido para determinar se um carro largou antes das luzes se apagarem. Apesar de o carro ter se mexido, o artefato não registrou uma queima de largada. Assim, os comissários decidiram não punir Norris.

“Os comissários revisaram o posicionamento e os dados do sistema, além do vídeo, e determinaram que o vídeo parecia mostrar que o carro #4 se moveu antes que o sinal de largada fosse dado. No entanto, o equipamento da FIA acoplado ao carro não indicou uma largada prematura”, diz a decisão.

“O Artigo 48.1A do regulamento esportivo da Fórmula 1 claramente diz que o julgamento sobre largadas prematuras será feito em concordância com o equipamento, que não mostrou uma queima de largada. Nessas circunstâncias, não tomamos nenhuma ação”, completou.

Lando Norris foi o oitavo colocado em Jedá (Foto: McLaren)

Ao ser questionado após a corrida sobre o incidente, Norris comentou que “tudo aconteceu muito rápido”. Mas, na opinião do britânico, o lance apenas trouxe prejuízo.

“Não sei o que aconteceu, foi muito rápido. Eu avancei um pouco e tentei parar novamente, e então larguei de novo. Mas, no fim, eu perdi com isso. Não ganhei nenhuma vantagem”, afirmou Norris.

Ao fim da prova, Norris terminou na oitava posição, enquanto Oscar Piastri — seu companheiro de equipe — foi o quarto colocado. Com isso, a McLaren conseguiu ultrapassar a Mercedes no Mundial de Construtores e ocupa o terceiro lugar.

A Fórmula 1 volta entre os dias 22 e 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.