Virada? Após anúncio na Alfa Romeo, Bottas supera Hamilton e Verstappen em pontos

Valtteri Bottas parece ter deixado a pressão de lado. Desde o anúncio na Alfa Romeo, o finlandês quem mais somou pontos desde a confirmação da permanência na Fórmula 1, superando até mesmo Max Verstappen e Lewis Hamilton, postulantes ao título

BOTTAS VENCE NA TURQUIA, MAS MERCEDES PERDE E VERSTAPPEN LIDERA F1 2021 | Paddock GP #260

Depois de um grande período de incerteza sobre permanecer ou não na Mercedes, Valtteri Bottas viveu momentos mais tranquilos depois do dia 6 de setembro de 2021, quando a Alfa Romeo, enfim, anunciou um contrato de ‘múltiplos anos’ com o finlandês a partir de 2022. A equipe é bem diferente da qual está acostumada, é verdade. Mas é a chance do dono do carro #77 liderar uma equipe — ainda que a escuderia italiana não tenha definido quem vai sentar ao seu lado — e usar toda sua experiência para o desenvolvimento de um novo carro no ano que vem.

Só que os efeitos da confirmação de sua permanência na Fórmula 1 já são presentes nessa temporada. Desde o anúncio de sua futura equipe, Valtteri Bottas foi quem mais marcou pontos em comparação aos dois postulantes ao título, Max Verstappen e Lewis Hamilton. Após as corridas na Itália, Rússia e Turquia, o piloto somou 54 tentos, enquanto Verstappen fez 38, e Hamilton, 35.

Valtteri Bottas e Max Verstappen no pódio do GP da Turquia (Foto: Mercedes)

Bottas finalizou entre o top-5 destas três corridas. Na Itália, foi ao pódio em terceiro lugar. Na Rússia, poderia ter sido mais combativo, não fosse a estratégia da Mercedes em trocar mais um componente de seu motor para deixá-lo em 16º lugar a fim de segurar o holandês da Red Bull, o que não saiu como planejado. E na Turquia, etapa mais recente da Fórmula 1, fez sua melhor corrida na temporada, afinal, acertou tudo e saiu do Istambul Park com a vitória, a primeira em 2021, 10ª na carreira e, possivelmente, última pela Mercedes. No campeonato, está na terceira posição, com 177 pontos.

O dono do carro #33 teve trajetória um pouco diferente. Embora tenha vencido na Holanda, abandonou a corrida em Monza após toque com Hamilton. Na Rússia, no entanto, teve corrida de recuperação incrível e, com uma ajuda da chuva, ficou em segundo lugar. Na Turquia, mais um pódio, um degrau abaixo de Bottas, que o levou novamente à liderança do Mundial de Pilotos, com 262,5 pontos.

Já em relação ao heptacampeão mundial, ficou em segundo lugar na Holanda, um degrau abaixo do dono da casa. Em Monza, colidiu com Verstappen, e, na Rússia, venceu. O GP da Turquia, por um conflito de decisões, não foi tão positivo: terminou na quinta posição, após fazer corrida de recuperação pela troca de um componente de seu motor. Resultado: segundo lugar no Mundial, com 256,5 tentos.

F1 segue em dois fins de semanas, nos dias 22-24 de outubro, nos Estados Unidos.

F1 NA TURQUIA: BOTTAS LEVA NA TURQUIA E VERSTAPPEN RETOMA PONTA. HAMILTON É 5º
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.