Webber voa no fim e lidera terceiro treino livre atípico em Montreal. Massa termina em oitavo
A sessão, que durou apenas meia hora, teve um desfecho bastante empolgante, com várias trocas de posição. Mark Webber aproveitou a pista mais seca no fim das atividades desta manhã e ficou com o primeiro tempo, com 1min17s895
O terceiro treino livre do GP do Canadá de F1, neste sábado (8), foi bastante atípico. A sessão teve apenas meia hora, fruto de um acidente ocorrido um pouco antes, durante uma etapa do Ferrari Challenge, categoria-suporte neste fim de semana, que acabou danificando o guard-rail na saída da curva 11, obrigando a direção de prova a realizar os reparos para garantir a segurança dos competidores. Com tempo reduzido, os pilotos ainda tiveram de enfrentar uma traiçoeira pista encharcada, mas que acabou secando no fim. Mark Webber aproveitou, conquistou uma bela volta e anotou 1min17s895, liderando o último treino antes da definição do grid de largada.
Adrian Sutil foi o segundo colocado, seguido por Lewis Hamilton. Fernando Alonso terminou em quarto, logo à frente de Sebastian Vettel. Nico Rosberg concluiu a sessão em sexto, sendo escoltado de perto por Paul di Resta, que voltou a andar bem neste fim de semana. Felipe Massa, mesmo em oitavo, voltou a mostrar bom desempenho, chegando a liderar o treino em diversas oportunidades. Jenson Button e Kimi Räikkönen completam o rol dos dez primeiros no treino bastante incomum no Canadá.
Saiba como foi o terceiro treino livre do GP do Canadá
A sessão começou bastante atípica. Pouco antes do início do terceiro treino livre do GP do Canadá de F1, um acidente durante uma etapa do Ferrari Challenge, evento-suporte da principal categoria do automobilismo mundial, obrigou a direção de prova a adiar a abertura da sessão para realizar reparos no guard-rail da saída da curva 11, seriamente danificado por conta do forte impacto.
O adiamento prejudicou o cronograma da F1, mas apenas para o terceiro treino livre. A sessão teve de ser encurtada e passou a ter duração de apenas 30 minutos, com início previsto para 11h30 (hora de Brasília). A definição do grid de largada, no entanto, continua inalterada quanto ao seu horário e terá início às 14h.
A pista continuava bastante encharcada por conta das fortes chuvas durante a noite na bela cidade canadense. Por isso, o treino foi retomado com o asfalto oficialmente declarado como molhado. Assim, o uso do DRS ficou vetado até que as condições da pista melhorassem significativamente. O treino, desta forma, acabou se tornando pouco produtivo para os pilotos.
Fernando Alonso, Felipe Massa, Nico Rosberg, Jean-Éric Vergne, Daniel Ricciardo, Jules Bianchi e Max Chilton foram à pista com pneus para chuva intensa. O restante optou pelos intermediários para o começo daquela sessão, que teve Giedo van der Garde registrando a primeira volta cronometrada do dia, com 1min30s873.
Aos pilotos, restava acumular quilometragem e completar o máximo de voltas possível para abrir um trilho seco e proporcionar uma queda significativa nos tempos. Não demorou muito para que a pista melhorasse sua condição, possibilitando à direção de prova autorizar a abertura do DRS. Assim, os tempos de volta começavam a cair de maneira constante.
Restando 20 minutos para o fim da sessão, a liderança era de Valtteri Bottas, com 1min24s314. O treino era tão atípico que a Williams fazia dobradinha e tinha Pastor Maldonado em segundo. Àquela altura, apenas nove dos 22 pilotos do grid já haviam completado volta rápida em Montreal. Pouco depois, foi a vez de Nico Hülkenberg assumir a liderança da sessão, mas apenas por alguns segundos.
Isso porque Massa, em sua primeira volta rápida, já pulou para a ponta. O brasileiro anotou 1min23s492, 0s541 mais rápido que o alemão da Sauber. Só que outra Sauber, a de Esteban Gutiérrez, completou um stint de dez voltas, anotou, em sua última passagem, 1min23s112, superou Felipe e colocou seu nome no topo da tabela de tempos quando faltavam 12 minutos para o fim.
O tráfego na pista no fim do treino foi mais intenso, já que vários pilotos deixaram os boxes usando pneus para pista seca, a maioria deles com os supermacios. Assim, era questão de tempo para que a marca estabelecida por Gutiérrez fosse destruída. Massa logo voltou à ponta ao registrar 1min22s482. Mas o brasileiro não durou muito tempo na dianteira e foi superado, na sequência, por Räikkönen, Ricciardo, Maldonado e Button, que anotou 1min20s520.
O treino ganhou muita ação no final, com uma boa alternância de líderes. Massa voltou à liderança da sessão em Montreal com 1min19s750. Só que o piloto da Ferrari perdeu sua posição em seguida. Já com o cronômetro zerado, Adrian Sutil assinalou o melhor tempo, mas foi superado logo depois por Mark Webber, que posicionou a Red Bull na ponta do último (e atípico) treino livre em Montreal.
F1, GP do Canadá, Montreal, treino livre 3:
1 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault | 1:17.895 | 7 | ||
2 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes | 1:18.248 | +0.353 | 8 | |
3 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:18.732 | +0.837 | 7 | |
4 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari | 1:18.977 | +1.082 | 10 | |
5 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault | 1:19.131 | +1.236 | 6 | |
6 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:19.457 | +1.562 | 7 | |
7 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes | 1:19.496 | +1.601 | 6 | |
8 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari | 1:19.750 | +1.855 | 9 | |
9 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes | 1:19.790 | +1.895 | 9 | |
10 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault | 1:20.316 | +2.421 | 8 | |
11 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault | 1:20.596 | +2.701 | 9 | |
12 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault | 1:21.035 | +3.140 | 12 | |
13 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari | 1:21.364 | +3.469 | 7 | |
14 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth | 1:21.652 | +3.757 | 9 | |
15 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari | 1:22.021 | +4.126 | 14 | |
16 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari | 1:22.720 | +4.825 | 15 | |
17 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari | 1:23.058 | +5.163 | 7 | |
18 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault | 1:23.132 | +5.237 | 14 | |
19 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes | 1:23.309 | +5.414 | 8 | |
TEMPO 107% | TL3 | 1:23.348 | +5.453 | ||||
20 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault | 1:23.620 | +5.725 | 12 | |
21 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault | 1:24.314 | +6.419 | 12 | |
22 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth | 1:26.195 | +8.300 | 9 | |
REC | Ralf SCHUMACHER | ALE | Williams BMW FW26 | 1:12.275 | 12/06/2004 | ||
MV | Rubens BARRICHELLO | BRA | Ferrari F2004 | 1:13.622 | 13/06/2004 | ||
Condições do tempo | NUBLADO | ar: 15ºC | pista: 15ºC | |||||
Pneu supermacio | Pneu médio |