5 coisas que aprendemos no sábado do GP de Miami da Fórmula 1 2024

Max Verstappen venceu a sprint e cravou a pole do GP de Miami. Mais uma vez, a McLaren ficou com o posto de decepção do dia, enquanto Daniel Ricciardo reeditou Lewis Hamilton na China e foi do céu ao inferno em poucas horas

O sábado (4) de corrida sprint e classificação do GP de Miami foi mais um capítulo do domínio inapelável de Max Verstappen na F1 2024. Mesmo reclamando bastante do carro e longe de fazer voltas totalmente livres de problemas, o neerlandês remou tranquilo para a vitória na prova curta e fez uma pole também sem grandes sustos, por mais que Charles Leclerc tenha se esforçado ao máximo em ambas as sessões.

Carlos Sainz beliscou Sergio Pérez na definição do grid e parte do terceiro lugar na corrida do domingo, ajudando a Ferrari na tentativa de somar o máximo de pontos possível. A McLaren somou pouquíssimos pontos na sprint e ficou na terceira fila da classificação depois de parecer, em determinado momento, que enfrentaria Verstappen.

As Mercedes dividem a quarta fila depois de uma sprint duríssima e sem pontos. O top-10 do grid ainda tem um outra vez inspiradíssimo e Yuki Tsunoda, que deu o troco em Daniel Ricciardo depois do australiano brilhar na sprint.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP de Miami, sexta etapa da Fórmula 1 2024:

F1 2024, GP DE MIAMI, ESTADOS UNIDOS, SÁBADO, CLASSIFICAÇÃO, POLE, MAX VERSTAPPEN, RED BULL CONTENT POOL
Max Verstappen larga com a dupla da Ferrari na cola em Miami (Foto: Red Bull Content Pool)

Verstappen segue no modo reclamão e atropelando todo mundo em Miami

A impressão que dá é que Verstappen tem tudo para fazer um grand-chelem em Miami e, mesmo assim, sair reclamando. Foi assim que o neerlandês reagiu nas duas classificações, se queixando muito do equilíbrio do carro, com a pole em ambas. No meio do caminho, ainda teve uma vitória para lá de tranquila na sprint. Max faz um fim de semana de muito controle, mas segue querendo mais. É muito favorito amanhã.

Ferrari sobrevive em sprint e em classificação e já pode sonhar

A Ferrari sabia que tinha um circuito mais carinhoso com seu carro, mas tinha clima de incógnita por chegar em Miami ainda sem as atualizações parrudas de Ímola. Até aqui, o resultado é muito digno. Leclerc bateu Pérez na sprint e, junto com Carlos Sainz, superou o mexicano também na classificação. Um pódio seria bom, um pódio duplo seria maravilhoso, mas não impossível.

McLaren sofre novo golpe em sprint e sai tímida toda vida de classificação

Que tristeza imensa que vai se desenhando o fim de semana da McLaren em Miami. Depois de rugir no SQ1 e no SQ2 da classificação da sprint, o time de Woking entrou no modo queda livre. O SQ3 foi ruim, a sprint foi pior, a classificação, fraca. Até aqui, 3 pontinhos com Oscar Piastri na prova curta, enquanto Norris foi atingido na largada. E os dois saem atrás de Red Bull e Ferrari na corrida, ou seja, reagir será improvável. Frustrante porque a atualização parece bem boa.

Mercedes vive dia morno e, mesmo assim, vai melhor que Aston Martin

A Mercedes saiu zerada da sprint depois de Lewis Hamilton sofrer nas mãos de Kevin Magnussen e George Russell ficar trancado na confusão da largada, mas teve uma melhora na classificação. Tímida, nada de muito relevante, mas ao menos deixou RB e Haas para trás. Só que isso já foi suficiente para que a Aston Martin também ficasse pelo caminho. Em um fim de semana em que Fernando Alonso não faz milagre, os verdinhos mostram como são limitados: sexta melhor equipe da etapa e olhe lá. Talvez sétima.

Daniel Ricciardo viveu um dia ‘hero to zero’ (Foto: Red Bull Content Pool)

Ricciardo repete Hamilton na China e vai do céu ao inferno na mesma tarde em Miami

O capítulo Ricciardo estava desenhado para ser sobre reação, volta por cima, fim das dúvidas, crise espantada. Acontece que, depois do desempenho absolutamente brilhante na sprint, o australiano tomou uma queda no Q1 na cabeça e viu Tsunoda chegar ao Q3. Que dureza, que calvário. Pontuar amanhã só por milagre e a pressão, certamente, vai seguir.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Miami de Fórmula 1primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos, e transmite classificações e corridas oficiais e da sprint em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após classificação sprint e classificação oficial, além de antes e depois da corrida. No domingo (5), a largada está marcada para as 17h. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.