Williams promete atualizações em retorno da F1 para “voltar à posição de lutar por pontos”
James Vowles, chefe da Williams, confirmou que a equipe trará atualizações focadas em três áreas para depois das férias da F1
A Williams tem sofrido para brigar por pontos nesta temporada da Fórmula 1 e atualmente está apenas com quatro somados, o que coloca a equipe na nona e penúltima colocação do Mundial de Construtores. Porém, James Vowles, chefe do time, acredita que a realidade da escuderia pode mudar após o recesso da categoria com novas atualizações do FW46.
Atualmente, a Williams está apenas à frente da Sauber, que ainda não pontuou, no Mundial de Construtores, um cenário diferente do ano passado. Em 2023, a equipe terminou o ano em sétimo lugar, com 28 pontos e à frente de AlphaTauri, Alfa Romeo e Haas.
Segundo Vowles, esses novos pacotes de atualizações serão introduzidos o quanto antes e abordarão três áreas do carro: aerodinâmica, suspensão e peso.
“Temos atualizações chegando nestas férias de verão, espero que em Zandvoort e novamente em Baku ou na corrida depois, que é Singapura. O que posso dizer é que existem números que devem mostrar que voltaremos à posição de lutar por pontos. Isso é alcançado por meio de uma série de coisas. São atualizações aerodinâmicas. Veremos também uma atualização na suspensão e diminuição do peso do carro. Portanto, são fundamentalmente três rotas principais”, analisou.
“No mundo da Fórmula 1 são grandes passos, mas meu ponto é que já vimos a RB trazer uma atualização e voltar atrás, a Mercedes também teve uma atualização, mas retirou. Normalmente não vemos isso, as equipes têm confiança no que fazem”, continuou.
Porém, o foco da Williams não está somente no curto prazo. Vowles destacou como a equipe já está trabalhando no carro de 2025 para acelerar o desenvolvimento do monoposto de 2026, quando a Fórmula 1 vai introduzir o novo regulamento.
Com Carlos Sainz chegando para a temporada que vem, a Williams já está testando o carro de 2025 no túnel de vento e quer começar os trabalhos no monoposto de 2026 o quanto antes.
“Também estamos investindo em 2025, então o carro no túnel de vento não é o de 2024, é o de 2025 há alguns meses. A razão pela qual estamos fazendo isso não é porque acredito em 2025, mas porque quero colocar o carro de 2026 no túnel o mais rápido possível e ainda ter uma temporada sensata em 2025”, afirmou.
“O que estamos fazendo é para conseguir tudo o mais rápido possível em 2026. Com os recursos adicionais, agora temos membros da equipe focados em 24, 25, 26 e um pouco em 27 também ao mesmo tempo. Isso é uma mudança para a Williams. Estávamos mais acostumados a trabalhar com um ano de antecedência ou mesmo no ano atual. E como pode imaginar, leva tempo para se adaptar. Nada do que falei aqui é especial. A Mercedes faz isso, a Red Bull faz isso, mas para a Williams é uma grande mudança”, concluiu.
Depois do recesso de verão, a Fórmula 1 volta entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Piastri oscila, mas cresce antes das férias da F1. Próximo passo é ser #1 da McLaren