Williams deixa “dia difícil” no Catar para trás e espera “lutar por pontos” em Abu Dhabi
Sven Smeets, diretor-esportivo da Williams, lamentou o abandono precoce de Franco Colapinto e explicou sobre a estratégia arriscada adotada por Alexander Albon no Catar
Depois de deixar Las Vegas sem levar nenhum ponto na bagagem, a Williams esperava ter uma sorte melhor no GP do Catar, realizado no domingo (1º). Sven Smeets, diretor-esportivo da equipe, lamentou o resultado ruim de Franco Colapinto e Alexander Albon em Lusail, mas garantiu que o time de Grove virou a chave e está focado no GP de Abu Dhabi, onde espera terminar a temporada 2024 da Fórmula 1 em alta.
Uma das grandes sensações do ano na categoria, o argentino vem de uma sequência ruim, o que diminuiu, inclusive, os interesses de Alpine e Red Bull em seus serviços para 2025. Na etapa catari, Colapinto não teve sequer a oportunidade de dar a volta por cima, já que foi vítima de um erro de Nico Hülkenberg logo nos primeiros metros. O anglo-tailandês, por sua vez, até conseguiu cruzar a linha de chegada, mas terminou em 15º, uma volta atrás de Max Verstappen, grande vencedor.
“Uma noite difícil para a equipe. Perdemos Franco logo na largada, pois ele foi atingido por [Esteban] Ocon, que, por sua vez, foi atingido por Hülkenberg. Não havia nada que Franco pudesse fazer além de abandonar na volta 1″, disse Smeets. “Depois de algumas voltas, ficou claro que com Alex tínhamos de mudar nossa estratégia e decidimos prolongar o stint”, continuou.
“Quando o safety-car entrou porque alguns carros estavam com furos nos pneus, optamos por colocar os macios no carro de Alex, não os duros. Sabíamos que era uma aposta, mas estávamos em nono lugar. Infelizmente, nossa decisão não valeu a pena e Alex teve de fazer outra parada pouco antes do final”, lamentou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: FIA propõe mudança interna e tenta dar mais autonomia a Sulayem contra acusações
“Um dia difícil para a equipe mais uma vez, mas vamos para Abu Dhabi para lutar por pontos na última corrida da temporada”, encerrou o dirigente da Williams.
Com 17 pontos somados no Mundial de Construtores, a equipe inglesa ocupa somente a nona posição, ficando à frente apenas da Sauber, que pontuou pela primeira vez no Catar, com Guanyu Zhou. Oitava colocada, a RB (Visa Cash App RB) acumulou 46 tentos até aqui.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.