Williams diz que Colapinto “provou que merece vaga” e quer nova conversa com Sauber
Embora tenha anteriormente revelado que o interesse da Sauber Audi em contar com Franco Colapinto para 2025 era "muito pequeno", James Vowles não deu o braço a torcer e disse que ainda pretende conversar com o time de Hinwil
Ainda que as chances de Franco Colapinto vestir as cores da Sauber a partir da temporada 2025 da Fórmula 1 sejam pequenas, James Vowles, chefe da Williams, colocou-se à disposição para conversar com o time de Hinwil com o intuito de entender quais são as necessidades da Audi tendo em vista o novo projeto. Para o dirigente, o argentino já provou que merece permanecer no grid.
Depois que as portas se fecharam para Logan Sargeant em Grove, Colapinto recebeu a oportunidade de ocupar a vaga deixada pelo norte-americano a partir do GP da Itália, no início de setembro, e não decepcionou. O bom desempenho se repetiu no Azerbaijão — onde superou Alexander Albon na classificação e cruzou a linha de chegada em oitavo no dia seguinte, somando os primeiros pontos na categoria — e também em Singapura.
Antes, no entanto, de dar ao argentino a chance de mostrar seu valor, a Williams já havia anunciado Carlos Sainz para assumir um dos cockpits da escuderia no próximo ano. Com o desejo de manter o pupilo na classe rainha e desenvolvê-lo para os próximos anos, Vowles viu na Sauber uma grande oportunidade, já que o time ainda possui um assento disponível ao lado de Nico Hülkenberg para 2025 e além. Embora Valtteri Bottas e o brasileiro Gabriel Bortoleto despontem como favoritos à vaga, James decidiu tentar a sorte.
Anteriormente, em entrevista ao jornal suíço Blick, Vowles admitiu que o interesse da Audi em Colapinto era “muito pequeno”, mas o mandatário decidiu não dar o braço a torcer e voltou a se colocar à disposição para uma nova conversa. “Já disse que ele é um piloto de corrida, e acho que já demonstrou em poucas etapas que merece um lugar no grid”, afirmou durante o fim de semana do GP de Singapura.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris brilha e faz o que tem de fazer, mas é preciso mexer com Verstappen na Fórmula 1
“Já disse que temos a mente muito aberta. Estamos esperando, nessa circunstância, que a Audi ou a Sauber venham até nós e digam ‘o que você quer, no que você está interessado?'”, explicou. “E a partir daí, podemos discutir o que isso realmente significa e quais são as implicações. Mas o primeiro estágio se trata mais de uma discussão aberta”, finalizou o chefe da Williams.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.