Tsunoda diz que controlar estresse pelo rádio “gasta mais energia que força G”

Yuki Tsunoda revelou desafio para não perder a calma pelo rádio ao ser segurado por Kevin Magnussen na Arábia Saudita. Japonês tenta manter controle e evitar rompantes com a equipe

Conhecido pelas mensagens recheadas de estresse que costuma enviar pelo rádio em momentos de maior pressão nas corridas, Yuki Tsunoda afirmou que está tentando controlar o temperamento e evitar palavras fortes com a equipe de dentro do carro. O japonês, inclusive, comentou sobre um “primeiro passo” dado no GP da Arábia Saudita, quando ficou preso atrás de Kevin Magnussen e precisou se segurar.

Na ocasião, Magnussen ultrapassou Tsunoda de maneira ilegal e acabou punido, mas permaneceu na frente do japonês e segurou todo o pelotão para permitir o distanciamento da outra Haas, de Nico Hülkenberg. Yuki revelou que precisou se controlar muito para evitar reclamações fortes, mas ficou feliz por ter conseguido cumprir o objetivo.

“Estou satisfeito sobre como lidei com aquilo”, disse Tsunoda. “Eu diria que seria normal ir ao rádio e dizer alguma coisa, como costumo fazer. Mas, ao mesmo tempo, quero mudar. Então, estou satisfeito por poder provar esse pequeno primeiro passo”, apontou.

“Obviamente, continuar assim é mais difícil, mas é o que estou buscando e o que preciso fazer”, analisou. “Mas não foi fácil, claro. Dentro do capacete, eu estava mordendo a língua o tempo todo”, afirmou.

Jedá trouxe um desafio e tanto para Tsunoda manter a calma (Foto: Red Bull Content Pool)

Segundo o piloto japonês, se controlar via rádio o faz gastar mais energia “do que a força G”. Tsunoda não descartou que novos rompantes aconteçam no futuro, mas garantiu que está no caminho certo para evitar que o destempero se torne algo normal novamente.

“Não sabia que não usar o rádio me faria gastar tanta energia para segurar o estresse. Mais até do que uso para o pescoço ou a força G. Tenho certeza de que vou levar algum tempo para me acostumar. Mas, pelo menos pela primeira vez, consegui isso. E tenho certeza de que posso continuar assim”, finalizou.

Tsunoda conquistou todos os seis pontos da RB (Visa Cash App RB) até aqui na temporada 2024 da Fórmula 1, o que o coloca na 11ª posição do Mundial de Pilotos. Nos Construtores, a equipe aparece no sexto lugar, à frente de Haas, Williams, Sauber e Alpine.

A próxima etapa da Fórmula 1 acontece neste fim de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, quarta rodada da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.