Tsunoda culpa “falta de memória muscular” como principal fator em adaptação à Red Bull
Yuki Tsunoda explicou que ainda não está totalmente familiarizado com o carro da Red Bull e acredita que a adaptação é questão de tempo
Yuki Tsunoda conseguiu pontuar após largar do pit-lane devido a um forte acidente na classificação do GP da Emília-Romanha. Embora tenha feito uma boa recuperação durante a corrida, o japonês admitiu que a falta de quilometragem no carro tem sido o principal problema na adaptação à Red Bull.
Apesar de marcar pontos em três das cinco corridas pelo time taurino — um desempenho bastante superior ao de Liam Lawson, que estava no segundo assento da equipe — Tsunoda ainda peca em acompanhar o ritmo de Max Verstappen, que venceu em Ímola.
“Acho que é só porque sinto que não tenho memória muscular [ao pilotar o carro]”, disse o piloto do #22 à mídia. “Tudo na Racing Bulls, quando o carro escapava, era muito fácil lidar. Não precisava pensar em nada para reagir”, refletiu.
“Mas até agora, obviamente, ainda há alguns movimentos imprevisíveis acontecendo [na Red Bull]. E acredito que essa reação só vem com a experiência”, explicou.

Yuki foi questionado onde terminaria a corrida sem o acidente na classificação, que respondeu: “Para ser honesto, não sei o que era possível. Até o TL2, o ritmo estava muito bom, estava muito próximo de Max, mas o TL3 foi muito bagunçado, então é difícil dizer”, comentou.
“O ritmo estava muito bom, então acho que não era impossível [conquistar um bom resultado], e Verstappen venceu. A batida certamente não ajudou no aprendizado e, durante o acidente, percebi que não estava entendendo tudo sobre o carro”, destacou.
“Ainda me lembro de todos os momentos da curva, foi um movimento muito inesperado, pela primeira vez passei por uma situação como esta”, encerrou.
Tsunoda é o 12° no Mundial de Pilotos, com 10 pontos somados. A Red Bull é a terceira entre os Construtores, com 131.
A Fórmula 1 realiza o GP de Mônaco de 23 a 25 de maio, em Monte Carlo, oitava etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO está IN LOCO em Mônaco para acompanhar todas as emoções da etapa com os repórteres Bernardo Castro e Leonid Kliuev.
GP de Mônaco de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique
| Data | Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| 23 (sexta-feira) | Treino livre 1 | 08:30 | 10:30 | 12:30 | 13:30 |
| 23 (sexta-feira) | Treino livre 2 | 12:00 | 14:00 | 16:00 | 17:00 |
| 24 (sábado) | Treino livre 3 | 07:30 | 09:30 | 11:30 | 12:30 |
| 24 (sábado) | Classificação | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| 25 (domingo) | Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horário de Brasília
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!