Maloney acerta com academia da Sauber e assume posto de piloto reserva na F1

Depois de uma temporada de estreia quieta na Fórmula 2 em 2023, Zane Maloney ficou de fora do esquadrão da Red Bull e agora será reserva da Sauber ao lado de Théo Pourchaire

Zane Maloney é o novo reforço da academia de pilotos da Sauber. A passagem do barbadiano pela base da Red Bull durou apenas um ano após uma temporada discreta de estreia na Fórmula 2, terminando apenas na décima posição geral, e agora o jovem piloto de 20 anos parte para uma nova empreitada com a equipe suíça.

Maloney também será o reserva da equipe na Fórmula 1 em algumas corridas específicas, dividindo a tarefa com o francês Théo Pourchaire, último grande nome da academia da Sauber, que em 2024 competirá na Super Fórmula no Japão após conquistar o título da F2 na última temporada.

“Estou honrado em ingressar na Sauber Academy e assumir o papel de um dos pilotos reservas da Stake Sauber. O nome Sauber ressoa na Fórmula 1, pois faz parte do esporte há mais de trinta anos, abrindo caminho para muitos pilotos que alcançaram grande sucesso. Estou muito feliz por fazer parte desta família e estou ansioso para trabalharmos juntos nesta temporada, à medida que me aproximo do meu objetivo de me tornar um piloto de Fórmula 1”, disse o barbadiano em comunicado oficial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Zane Maloney liderou testes em Abu Dhabi ainda com as cores da Red Bull (Foto: Fórmula 2)

Zane se destacou bem cedo no automobilismo, se tornando o primeiro novato a conquistar o título da Fórmula 4 britânica como novato em 2019. Após um 2021 de destaque na FRECA, o barbadiano ganhou uma oportunidade na Fórmula 3 com a Trident e não fez feio: vice-campeão como novato. Para 2024, ele seguirá na Carlin, agora rebatizada como Rodin, na Fórmula 2, ao lado do japonês Ritomo Miyata. Maloney também é reserva da Andretti na Fórmula E.

“Estamos muito satisfeitos em receber Zane como a mais recente adição à Sauber Academy”, disse Beat Zehnder, diretor da academia. “Sua trajetória nas categorias juniores tem sido notável até agora e, com sua velocidade e potencial, ele certamente é uma grande adição ao nosso talentoso elenco”, prosseguiu.

“Além de sua campanha na Fórmula 2, onde terá como objetivo suceder ao nosso próprio Théo Pourchaire como campeão, Zane também compartilhará com ele a função de piloto reserva da Stake Sauber. Em nome de toda a equipe, quero lhe dar boas-vindas a bordo e estou ansioso para trabalharmos juntos e alcançar grande sucesso”, afirmou Zehnder.

A Sauber tem um bom histórico de revelar jovens pilotos na Fórmula 1. Nomes como Kimi Räikkönen, Felipe Massa e, mais recentemente, Charles Leclerc tiveram suas primeiras oportunidades na principal categoria do automobilismo mundial com o time que atualmente conta com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou. Os dois, porém, possuem contrato apenas até o fim de 2024, abrindo oportunidades tanto para Maloney quanto para Pourchaire.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.