Coletti vence corrida 2 da GP2 e se torna primeiro monegasco a ganhar em casa desde 1931. Nasr é 4º
Stefano Coletti conquistou um resultado importantíssimo na luta pelo título da temporada 2013 da GP2 ao vencer a segunda bateria da corrida de Mônaco. Felipe Nasr, em quarto, segue dentro do grupo dos quatro primeiros em cada corrida do ano
Fazia tempo que a torcida de Mônaco não ouvia o hino nacional tocar em casa em um fim de semana de GP. Mais precisamente desde 1931, quando Louis Chirom venceu a corrida daquele ano, numa época em que a F1 nem existia. Mas tudo mudou neste sábado (25). Para a alegria dos habitantes do Principado, Stefano Coletti acabou com esse jejum ao triunfar na corrida 2 da etapa da GP2.
Para terminar na frente, o piloto da casa precisou ultrapassar Adrian Quaife-Hobbs, que havia largado na pole-position. Com o adversário tendo problemas com pneus, o monegasco fez a ultrapassagem na saída do túnel para assumir a ponta e não perder mais. O inglês até tentou acompanhar o adversário, mas foi obrigado a se contentar com a segunda posição.
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Mitch Evans terminou em terceiro, subindo pela segunda vez no pódio neste fim de semana. Mais uma vez, o novato foi pressionado por Felipe Nasr até a última volta, mas o brasileiro não conseguiu fazer a ultrapassagem. O brasiliense, porém, ainda segue com uma marca impressionante de ter terminado as oito primeiras corridas do ano entre os quartos primeiros. A má notícia é que Coletti é cada vez mais líder do campeonato.
James Calado fechou em quinto, seguido por René Binder, Kevin Ceccon e Stéphane Richelmi. O grupo dos dez primeiros ainda contou com Daniel de Jong e Jake Rosenzweig.
Confira como foi a segunda corrida da GP2 em Mônaco:
Depois da confusão na largada da prova de sexta-feira, quando Johnny Cecotto Jr. bateu e envolveu outros 16 carros no meleé, os pilotos foram mais cuidadosos neste sábado, e todo mundo conseguiu passar ileso da primeira curva. Quem aparecia na frente era Adrian Quaife-Hobbs, o pole-position.
Stefano Coletti era o segundo, após superar René Binder. James Calado ocupava a terceira colocação, seguido por Mitch Evans e Felipe Nasr. A ordem, no entanto, não demorou muito para mudar. Mesmo Mônaco sendo uma pista de difícil ultrapassagem, Evans surpreendeu Calado na Mirabeau e conseguiu a terceira posição.
Duas voltas mais tarde, foi a vez de Nasr repetir o movimento. Só que para isso, o brasileiro escolheu a reta dos boxes. Como Calado cortou a primeira chicane para se defender, o piloto da ART acabou cedendo a posição ao brasileiro.
A corrida também estava movimentada no primeiro pelotão. Com Quaife-Hobbs com problemas para aquecer os pneus, Coletti conseguiu a ultrapassagem na saída do túnel e passou a abrir com tranquilidade. Sabendo da importância de cada ponto na luta pelo título, o piloto da casa diminuía o ritmo constantemente para poupar os pneus, mas marcando a volta mais rápida da prova – que vale dois pontos – em seguida.
A partir daí, o piloto da Rapax manteve uma diferença segura da cerca de 2s para Quaife-Hobbs, enquanto Mitch Evans seguia em terceiro, bloqueando Nasr e Calado.
Por mais que os pilotos tenham tentado, não houve alterações nas primeiras posições e Coletti pôde comemorar o terceiro triunfo do ano, seguido por Quaife-Hobbs e Evans. Nasr foi novamente quarto colocado, com James Calado, René Binder, Kevin Ceccon e Stéphane Richelmi completando a zona de pontos.
GP2, GP de Mônaco, corrida 2, final:
1 | Stefano COLETTI | MCO | Rapax | 42:50.707 | 30 voltas |
2 | Adrian QUAIFE-HOBBS | ING | MP | +1.869 | |
3 | Mitch EVANS | NZL | Arden | +2.218 | |
4 | Felipe NASR | BRA | Carlin | +2.536 | |
5 | James CALADO | ING | ART | +3.747 | |
6 | René BINDER | AUT | Lazarus | +19.293 | |
7 | Kevin CECCON | ITA | Trident | +20.015 | |
8 | Stéphane RICHELMI | MCO | Dams | +20.576 | |
9 | Daniel DE JONG | HOL | MP | +21.197 | |
10 | Jake ROSENZWEIG | EUA | Addax | +31.720 | |
11 | Sergio CANAMASAS | ESP | Caterham | +34.105 | |
12 | Jolyon PALMER | ING | Carlin | +35.775 | |
13 | Fabio LEIMER | SUI | Racing Engineering | +36.488 | |
14 | Julián LEAL | COL | Racing Engineering | +36.913 | |
15 | Robin FRIJNS | HOL | Hilmer | +42.125 | |
16 | Rio HARYANTO | INA | Addax | +43.235 | |
17 | Jon LANCASTER | ING | Hilmer | +1:03.893 | |
18 | Marcus ERICSSON | SUE | Dams | +1:04.258 | |
19 | Alexander ROSSI | EUA | Caterham | +1:04.735 | |
20 | Kevin GIOVESI | ITA | Lazarus | +1:05.044 | |
21 | Nathanael BERTHÖN | FRA | Trident | +1:05.468 | |
22 | Daniel ABT | ALE | ART | +1:06.174 | |
23 | Simon TRUMMER | SUI | Rapax | +1:07.413 | |
24 | Sam BIRD | ING | Russian Time | +1 volta | |
25 | Tom DILLMANN | FRA | Russian Time | NC |