Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 2

Com corrida mais longa no domingo, F2 detalha formato de novo de fim de semana

Fórmula 2 manterá a distância das corridas a partir de 2021, mas fez inversão. Prova que vale mais pontos e é mais longa acontecerá no domingo

A Fórmula 2 chega à Band (Foto: Bahrain International Circuit)

A Fórmula 2 chega à Band (Foto: Bahrain International Circuit)

 

A FIA detalhou o novo formato do fim de semana de competição da Fórmula 2 a partir de 2021. Por motivos financeiros, as categorias correrão em finais de semana separados, e com três corridas para cada evento.

“Estou feliz por revelar as mudanças do nosso regulamento esportivo, aprovado pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor. É fantástico colocar a corrida longa no domingo, o mesmo dia do GP de Fórmula 1. Vai aumentar o show aos fãs e tornar ainda mais especial”, declarou Bruno Michel, diretor-executivo da Fórmula 2.

A sexta-feira se manteve como nos anos anteriores. Um treino livre de 45 minutos e a sessão de classificação cronometrada em 30 minutos. As mudanças começam a acontecer no sábado. Serão duas corridas curtas com distância estipulada de 120 km ou 45 minutos.

Domingo de sol e calor em Sakhir, palco do GP do Bahrein de Fórmula 1 (Foto: Bahrain International Circuit)

A corrida longa, tradicionalmente realizada no sábado, passa a acontecer no domingo. O formato de 170 km ou uma hora com pit-stop obrigatório foi mantido. Cada piloto precisa utilizar dois compostos de pneus diferentes durante a corrida.

A sessão de classificação, de 30 minutos, determina o grid de largada da corrida longa, no domingo. A primeira corrida curta terá a ordem definida revertendo o top-10 da classificação de sexta. Já a corrida curta 2 inverte os 10 primeiros colocados da corrida curta 1.

O piloto que anotar a pole-position na sexta-feira manterá a conquista de quatro pontos. As corridas curtas darão tentos aos 8 primeiros colocados (15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 na ordem), enquanto o top-10 pontua na corrida longa (25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1). Os 2 pontos de volta mais rápida foram mantidos para cara corrida. Agora, um piloto pode somar até 65 pontos em um fim de semana, diferente dos 48 na atualidade.