5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Fórmula 2

Ticktum lidera de ponta a ponta e vence corrida 1 da Fórmula 2 em Sóchi. Piastri é 9º

Dan Ticktum não deu chances para a concorrência em Sóchi, liderou todas as voltas com folga e venceu mais uma vez na temporada. Jüri Vips e Robert Shwartzman fecharam o pódio, enquanto os brasileiros decepcionaram de novo

Ticktum voltou a vencer nesta temporada (Foto: Reprodução/F2)

Ticktum voltou a vencer nesta temporada (Foto: Reprodução/F2)

 

Depois da chuva, a corrida. A Fórmula 2 mudou o cronograma para conseguir realizar ao menos uma prova neste sábado (25) e viu Dan Ticktum liderar de ponta a ponta sem ser incomodado pelos concorrentes para vencer em Sóchi.

A corrida 1 da Fórmula 2 estava originalmente marcada em Sóchi para 4h30 (horário de Brasília, GMT-3). Porém, em razão do temporal neste sábado, a organização do campeonato postergou o horário da largada para 10h45.

Ainda houve um atraso maior, por conta de um acidente de Felipe Drugovich e uma rodada de Guanyu Zhou na volta de alinhamento para o grid. Com isso, ambos sequer largaram para a corrida 1 na Rússia.

Dan Ticktum venceu de ponta a ponta em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O pódio em Sóchi ainda teve Jüri Vips em segundo e Robert Shwartzman, correndo em casa, fechando na terceira colocação. Jake Hughes, Théo Pourchaire, Ralph Boschung, Christian Lundgaard, Richard Verschoor, Oscar Piastri e Lirim Zendeli fecharam o top-10.

Além do abandono de Drugovich, os brasileiros novamente foram discretos. Guilherme Samaia terminou em 13º e Enzo Fittipaldi, depois de ficar no grid antes da volta de aquecimento, largou no fim do pelotão e terminou em 17º.

Piastri segue líder do campeonato, com 153 pontos. Zhou não pontuou e fica com 134, em segundo, mas agora conta com Shwartzman em terceiro, com 123.

A Fórmula 2 volta a acelerar neste domingo (26), com a segunda corrida deste fim de semana, pois a terceira foi cancelada. A largada está prevista para 4h30 (de Brasília, GMT-3).

Como foi a corrida 1 da Fórmula 2 em Sóchi:

A prova começou com atraso de 5 minutos por causa de Felipe Drugovich. O brasileiro perdeu o controle do carro a caminho do grid e bateu com força no muro da reta oposta. Guanyu Zhou, seu companheiro, também rodou na volta de reconhecimento da pista. Os dois ficaram fora da prova.

Felipe Drugovich sofreu acidente muito forte na volta de alinhamento no grid em Sóchi (Foto: Fórmula 2)

O safety-car ficou duas voltas na pista antes da largada em movimento. Ticktum controlou o pelotão e manteve a liderança, mas logo passou a sofrer pressão de Vips. O estoniano, porém, não conseguiu atacar e perdeu espaço.

Na volta 5, depois de poucas emoções na prova, Bent Viscaal perdeu o controle do carro no último setor da pista e ficou atravessado na área de escape, forçando a aparição do VSC. No giro seguinte, a bandeira verde voltou.

Piastri tentou atacar Daruvala para assumir a oitava posição, mas foi fechado e caiu para décimo. Curvas depois, o australiano escapou da pista e foi para 12º. Lá na frente, Liam Lawson encontrou o muro e quebrou a suspensão traseira, causando mais um VSC.

Liam Lawson encontrou o muro e abandonou em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

Na relargada, na volta 9, Daruvala deu o bote em Pourchaire e Boschung para assumir a quinta colocação. Piastri também se recuperou e subiu para décimo.

Na liderança, Ticktum sumiu dos concorrentes e abriu 3s6 na volta 10. Vips era o segundo, tranquilo, sem sofrer ataques de Shwartzman ou Hughes. Mais atrás, porém, Daruvala, Pourchaire e Boschung travavam grande duelo. Quem também se destacava era o céu, cada vez mais nublado e ameaçador.

Vips ainda tentou se aproximar de Ticktum, mas tirando pouco por volta. Enquanto isso, Piastri buscava uma recuperação na prova e pressionava Verschoor e Lundgaard. Tentando se aproximar de Vips, Shwartzman escapou da pista. Segundos depois, foi a vez de Daruvala rodar e cair para o 12º lugar.

Ameaça de chuva marcou o fim da corrida em Sóchi (Foto: Reprodução/F2)

No fim, Ticktum abriu a volta final com Vips a 2s6 segundos. O inglês só controlou a distância na reta final para vencer a primeira corrida em Sóchi. Mais atrás, o resto do pelotão se aquietou e pouco mudou até a bandeira quadriculada.

Fórmula 2 2021, GP da Rússia, Sóchi, Corrida 1:

1D TICKTUMCarlin18 voltas
2J VIPSHitech+4.422
3R SHWARTZMANPrema+6.638
4J HUGHESHWA+8.894
5T POURCHAIREART+9.824
6R BOSCHUNGCampos+12.994
7C LUNDGAARDART+13.669
8R VERSCHOORMP +14.172
9O PIASTRIPrema+14.921
10L ZENDELIMP+17.268
11M ARMSTRONGDAMS+18.179
12J DARUVALACarlin+28.131
13G SAMAIACharouz+28.764
14M SATOTrident+40.661
15D BECKMANNCampos+57.671
17R NISSANYDAMS+1:10.465
17E FITTIPALDICharouz+1:11.672
18A DELEDDAHWA+1:33.339
19L LAWSONHitechAbandonou
20B VISCAALTridentAbandonou
21G ZHOUUNI-VirtuosiNão largou
22F DRUGOVICHUNI-VirtuosiNão largou