Fittipaldi é peça-chave no avanço da Charouz e surge como nome forte na F2 em 2022

Depois de um início batendo na trave, Enzo Fittipaldi emplacou uma sequência de cinco corridas na zona de pontuação e vem se destacando com a modesta Charouz na temporada 2022 da F2

Nas duas primeiras rodadas da temporada 2022 da F2, Enzo Fittipaldi bateu na trave da zona de pontuação com a Charouz. Foram três vezes terminando em 11º e uma cruzando a linha de chegada em décimo, e ele sempre se via tendo de recuperar terreno nas corridas, fosse para descontar uma classificação ruim, um erro no pit-stop ou mesmo algum incidente na pista. Parecia, no entanto, ser questão de tempo até o brasileiro conseguir levar a equipe tcheca aos pontos, e esse algo a mais enfim veio na terceira rodada, em Ímola, e não poderia ter sido da melhor forma: uma combinação certeira de ritmo e estratégia que deram ao piloto o seu primeiro pódio na categoria.

Dali em diante, Fittipaldi emplacou uma sequência de quatro corridas na zona de pontuação, e ainda que seja realista ao falar sobre as ambições da Charouz no ano, é inegável que o jovem de 20 anos vem sendo peça fundamental na evolução da equipe tcheca nas últimas provas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Enzo Fittipaldi subiu cinco posições na temporada 2022 da F2 e está em sétimo (Foto: Charouz)

Em 2021, Enzo subiu da F3 para a F2 no meio da temporada, assumindo o lugar de David Beckmann na equipe de Antonín Charouz. A promoção foi uma surpresa, e o jovem precisou de um tempo natural de adaptação até começar a construir a sua própria identidade na equipe. “Por mais que eu já tivesse experiência, a temporada passada acabou sendo de muita novidade para mim. Nesse ano, eu me sinto bem entrosado com a equipe, e nosso desempenho vem crescendo cada vez mais”, disse Fittipaldi em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO.

Um fator que impulsionou essa evolução de Enzo junto à equipe foi ter se mudado para Praga, capital da República Tcheca, para acompanhar ainda mais de perto o trabalho do time. “Eu e meu engenheiro conversamos direto sobre o que podemos aprimorar, e acho que tenho ajudado nesse progresso da equipe na F2. Difícil colocar em quantidade, mas acredito que ajudei bastante sim, e o pessoal que trabalha na sede e nas corridas estão bem felizes com essa nossa evolução”, continuou ao GP.

Em 2021, mesmo pegando um trabalho já em andamento, Fittipaldi conseguiu marcar os seus primeiros pontos na F2 ao terminar a corrida 2 em Jedá em sétimo. Um resultado que já indicava o que poderia ser no ano seguinte, e Enzo vem correspondendo não só as expectativas do time, como é até o momento o responsável por 42 dos 46 pontos que a Charouz tem no Mundial — a título de comparação, os tchecos não foram além dos 28 pontos em toda a temporada 2021, terminando em décimo na classificação geral, a pior posição da equipe desde a estreia na F2 em 2018.

Enzo Fittipaldi quer marcar o máximo de pontos possíveis com a Charouz na F2 (Foto: Dutch Photo Agency)

Para Antonín Charouz, o pódio de Fittipaldi em Ímola foi a coroação do trabalho árduo de toda a equipe. “Sabíamos desde o início que tínhamos potencial para estar no top-10, e os resultados confirmam isso. Ainda tivemos um pouco de azar na classificação e na corrida sprint, mas no domingo, Enzo fez uma corrida incrível e conseguiu o seu primeiro e merecido pódio”, disse o chefão.

LEIA MAIS
Drugovich dispara na ponta, mas título da F2 parece ser etapa mais fácil do caminho até F1

O ano de 2022 é, portanto, um salto de performance da Charouz e a oportunidade perfeita para Fittipaldi subir posições na classificação e colocar de vez o seu nome no concorrido mercado de jovens pilotos. Claro que o sobrenome do avô, o bicampeão da F1 Emerson Fittipaldi, é um belo cartão de visitas, mas Enzo sabe e quer construir o seu próprio nome. E o lado positivo de estar numa equipe média é a pressão por resultados ser menor.

Aliás, as ambições de Enzo são realistas, ainda que a Charouz tenha conquistado, por exemplo, cinco pódios em 2020. O jovem tem como objetivo principal executar um bom trabalho para marcar o maior número possível de pontos até o final do ano. E pelo que vem mostrando, o brasileiro tem tudo para fechar 2022 numa posição melhor que a atual sétima.

Agora, claro que Fórmula 1 é e sempre será o sonho maior de qualquer um que começa a carreira ainda no kart, e não é diferente para Fittipaldi. Mas assim como para Felipe Drugovich, atual líder da temporada da F2, Enzo também precisa passar por algumas etapas que não dependem somente do seu comprometimento e talento. Contudo, está num ótimo caminho, e ainda que não vença nenhuma corrida este ano — o que não seria surpresa e nem diminuiria o seu feito com a Charouz —, já se pode dizer que o brasileiro é um dos nomes fortes desse grid atual e merece ser olhado com atenção.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.