Drugovich voa e conquista pole-position da Fórmula 2 na Arábia Saudita
Explosão perto da pista, três bandeiras vermelhas e pole de Felipe Drugovich. Assim foi a classificação que definiu o grid das duas corridas da Fórmula 2 na Arábia Saudita
Minutos após uma explosão numa da petrolífera Aramco a quilômetros de distância da pista, no começo da tarde desta sexta-feira (25), a FIA manteve os trabalhos normalmente e foi para o traçado definir a classificação da Fórmula 2 no GP da Arábia Saudita. Mesmo com a suspeita de que se tratava de um ataque a míssil do grupo extremista religioso Houthis. Com o clima tenso, que terminou conquistando a pole-position foi Felipe Drugovich.
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Foi uma classificação cheia de problemas: foram três bandeiras vermelhas. Théo Porchaire causou a primeira quando o carro da ART começou a pegar fogo na parte traseira; depois, Logan Sargeant bateu e ficou rodado no meio da pista; por fim, uma interrupção pela qual o motivo não ficou claro, mas que permitiu uma volta sem tráfego do carro médico, que entrou, andou e voltou ao pit-lane.
No fim das contas, após tantas paradas, Drugovich voou. Fez uma volta que não parecia possível de alcançar com o ritmo geral naquele momento e se descolou no pelotão para terminar na ponta. É a primeira pole da temporada de retorno à equipe MP.
Logo mais, a segunda sessão está marca para as 14h (de Brasília, 20h do horário local). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Arábia Saudita AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Confira como foi a classificação da F2:
Quando o horário marcado apontou no relógio para a Fórmula 2 disputar a classificação do GP da Arábia Saudita – 12h30 de Brasília -, a atenção no circuito de rua de Jedá estava voltado para outra coisa. Uma refinaria de petróleo da Aramco a apenas 10 km de distância do circuito queimava em chamas conforme boatos de ataque a míssil do grupo extremado Houthis se alastrava. Ao longo da semana, outro míssil foram lançado e interceptado em Jedá. Mesmo assim, carrinhos na pista. Perigo? Que perigo?
Cem Bölükbasi não participaria da classificação. Após um acidente mais cedo, no treino livre liderado por Felipe Drugovich, o estreante da categoria foi mandado para o hospital para avaliações de segurança e estava fora. O outro envolvido no acidente fora Théo Pourchaire, mas o francês ia para a pista.
Clément Novalak e Ralph Boschung apareceram com as primeiras voltas mais velozes na pista de Jedá e abriam a porta para que as coisas esquentassem. Felipe Drugovich pulou para segundo e reforçou que andava bem por ali, mas era Boschung quem reafirmava o ritmo e voltava a cravar melhor volta.
As atividades, porém, foram interrompidas. Pourchaire conseguiu se recuperar depois dos problemas da manhã, ams não o suficiente para o carro da ART encarar a tomada de tempos até o fim. Com 19 minutos pela frente, fogo na traseira do carro e bandeira vermelha na pista.
Após interrupção de cerca de oito minutos, pista cheia novamente para nova rodada de voltas rápidas. Agora, quem aproveitou melhor foi Jake Hughes, que anotava 1min41s538 e entrara na ponta. Boschung, Jüri Vips, Marcos Armstrong, Drugovich, Ayumu Iwasa, Marino Sato, Novalak, Jack Doohan e Federico Vesti formavam o top-10.
Era a ordem da classificação no momento em que Logan Sargeant escapou do traçado e bateu firme no muro e causou uma segunda bandeira vermelha com menos de 13 minutos ainda pela frente no relógio.
Com a pista liberada, quem se adiantou para tomar a ponta foi Armstrong. O piloto do #7 anotou 1min41s050 e colocou 0s7 em Boschung. O segundo colocado tentava vir para nova volta voadora quando uma outra bandeira vermelha apareceu e sem motivo explicado. O carro médico entrou na pista, deu uma volta e voltou ao pit-lane. O problema não ficou claro.
A última rodada de voltas começava com menos de cinco minutos no relógio e uma série de pilotos fora dos carros. Armstrong, Boschung, Liam Lawson, Iwasa e Hughes eram os cinco primeiros. Lawson, por exemplo, nem voltou ao cockpit.
Quem arrepiou mesmo foi Drugovich. O brasileiro cravou 1min40s422 e pulou para a frente no que chamou de “volta da vida” no rádio da MP. Pole para ele! O top-10 fica com Drugovich, Verschoor, Doohan, Armstrong, Boschung, Lawson, Iwasa, Williams, Vips e Hughes. Na corrida sprint, marcada para o sábado, este top-10 se inverte. Assim, Hughes larga na ponta.
F2 2022, GP da Arábia Saudita, Jedá, Grid de largada da corrida principal:
1 | F DRUGOVICH | MP | 1:40.422 | |
2 | R VERSCHOOR | Trident | 1:40.648 | +0.226 |
3 | J DOOHAN | Virtuosi | 1:41.024 | +0.602 |
4 | M ARMSTRONG | Hitech | 1:41.050 | +0.628 |
5 | R BOSCHUNG | Campos | 1:41.057 | +0.635 |
6 | L LAWSON | Carlin | 1:41.142 | +0.720 |
7 | A IWASA | DAMS | 1:41.194 | +0.772 |
8 | C WILLIAMS | Trident | 1:41.469 | +1.047 |
9 | J VIPS | Hitech | 1:41.533 | +1.111 |
10 | J HUGHES | Van Amersfoort | 1:41.538 | +1.116 |
11 | D HAUGER | Prema | 1:41.710 | +1.288 |
12 | C NOVALAK | MP | 1:41.710 | +1.288 |
13 | R NISSANY | DAMS | 1:41.971 | +1.549 |
14 | M SATO | Virtuosi | 1:42.178 | +1.756 |
15 | J DARUVALA | Prema | 1:42.181 | +1.759 |
16 | E FITTIPALDI | Charouz | 1:42.520 | +2.098 |
17 | F VESTI | ART | 1:42.905 | +2.483 |
18 | O CALDWELL | Campos | 1:43.120 | +2.698 |
19 | L SARGEANT | Carlin | 1:43.260 | +2.838 |
20 | A CORDEEL | Van Amersfoort | 1:44.437 | +4.015 |
21 | T POURCHAIRE | ART | 1:44.736 | +4.088 |
22 | C BÖLÜKBASI | Charouz |