Bortoleto vê “fase de recomeço” após pausa na F2 e garante: “Ainda temos velocidade”

Gabriel Bortoleto teve contratempos nas primeiras rodadas da F2, mas afirmou que o teste em Barcelona provou que o carro ainda é veloz para brigar por resultados

A longa pausa na Fórmula 2 tem sido encarada por Gabriel Bortoleto como uma chance para um novo começo na temporada 2024. Líder no primeiro dia dos testes coletivos realizado na última semana, o brasileiro assegurou que apesar do tempo longe do volante, ainda se sente confortável e rápido o bastante para voltar à briga no campeonato.

Bortoleto teve uma boa estreia no Bahrein, com pole-position herdada após desclassificação de Kush Maini e recuperação na corrida sprint. Nas rodadas seguintes, no entanto, esbarrou em problemas do carro da Invicta, saindo zerado da Arábia Saudita e da Austrália.

Depois da etapa realizada em Melbourne, a F2 se viu forçada a uma longa pausa por conta da perna asiática do calendário da F1. Foram semanas longe do carro até retorno nos testes de Barcelona, e a sensação de Bortoleto foi positiva, embora tenha deixado claro que a liderança não importou tanto.

“Tivemos bons tempos por volta e um bom equilíbrio com os pneus duros, o que me deixa confortável e feliz”, destacou Gabriel ao site oficial da F2. “Não tenho passado muito tempo no carro ultimamente, mas a velocidade ainda estava lá, ainda estou confortável, e é um momento de recomeço”, salientou.

Gabriel Bortoleto foi o mais rápido no dia 1 de testes da F2 em Barcelona (Foto: F2)

Ao ser questionado sobre o que espera para o restante da temporada, explicou que tudo vai depender “do quão rápido e satisfatório testamos as coisas”. “Temos uma grande lista, com certeza. Mas em um clima como esse — chove, para, depois chove de novo —, nunca se sabe quantas coisas serão testadas. Mas é uma lista grande, já conseguimos testar bastante e estamos confortáveis com o nosso progresso até agora.”

“Fomos muito rápidos em todos os treinos livres e classificações até certo ponto, na verdade. A velocidade está lá desde a primeira vez que entrei no carro, eu me sinto muito confortável pilotando. Não terminei as últimas três corridas por vários problemas que não foram culpa minha”, frisou.

“É um momento de reinicialização. É um campeonato longo, muito mais longo que o da F3, então isso é bom para mim”, concluiu Bortoleto, que ocupa a 12ª colocação na tabela.

A Fórmula 2 retorna em maio, dos dias 17 a 19, com a rodada da Emília-Romanha, a primeira da perna europeia da competição.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.