Bortoleto forma com Maini dupla da Virtuosi na temporada 2024 da Fórmula 2

Gabriel Bortoleto vai defender a Virtuosi na temporada 2024 da Fórmula 2. O campeão da F3 2023 destacou o histórico de vitórias afirmando que "após três vices no campeonato de equipes, meta é buscar as melhores posições"

Gabriel Bortoleto havia prometido para Abu Dhabi a revelação do nome da equipe que irá defender na Fórmula 2 2024, e a confirmação veio nesta segunda-feira (27). O atual campeão da Fórmula 3 vai correr na Virtuosi e será companheiro de equipe de Kush Maini no ano que vem.

Bortoleto será o segundo brasileiro a defender o time na principal categoria de acesso à Fórmula 1. Em 2021, Felipe Drugovich assinou com a Virtuosi após temporada de estreia na classe com a MP e foi companheiro de equipe de Guanyu Zhou, hoje na F1.

Recém-integrado ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren, Bortoleto destacou o histórico de vitórias do time britânico afirmando que “após três vezes o vice no campeonato de equipes, nosso objetivo será buscar as melhores posições”.

“Em 2023, eles conquistaram pole-positions e vitórias, e espero construir uma história forte e consistente ao longo do ano. Teremos um carro novo no campeonato e nosso primeiro desafio será nos adaptarmos com rapidez e eficiência para começar o ano em alta”, seguiu, frisando a “temporada de crescimento significativo” que foi 2023, que culminou com a conquista do título da F3.

Bortoleto e Maini serão os pilotos da Virtuosi (Foto: F2)

“Espero continuar esse processo de evolução em 2024 e naturalmente me tornar um piloto vitorioso nas próximas fases da minha carreira”, concluiu.

Após estreia na F2 com a Campos este ano, Maini, que é membro da academia da Alpine, citou “o grande pedigree” que a Virtuosi tem na série, ressaltando que está “ansioso para crescer ainda mais como piloto da equipe”.

“Um muito obrigado à Virtuosi por depositar sua confiança em mim, à Alpine Academy e à minha equipe de gestão pelo apoio. Farei meu melhor para conquistar muitos troféus”, completou.

Andy Roche, chefe da equipe, chamou a atenção para o que nomeou de “façanhas de Bortoleto na F3” como uma das razões para a contratação. “Estamos muito satisfeitos por ter Gabriel Bortoleto se unindo a nós em sua estreia na Fórmula 2. A consistência dele ao longo da campanha de estreia na Fórmula 3 impressionou a todos e lhe rendeu uma vitória convincente e merecida no campeonato. O mundo da F1 reconheceu isso quando ele se tornou piloto de desenvolvimento da McLaren.”

“Gabriel visitou nossa base em Norfolk e manteve contato desde que assinou. Ele deixou boa impressão em todos aqui e rapidamente se tornou parte da equipe. Ficamos impressionados com sua adaptação à Fórmula 3 e, como todos, estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer em 2024, à medida que aprimora e aumenta seu já admirável conjunto de habilidades”, salientou, também elogiando o ano de estreia de Maini.

Em 2023, a Virtuosi disputou a F2 com Jack Doohan e Amaury Cordeel. O primeiro chegou a ser cotado como candidato ao título antes mesmo do início da temporada, porém teve um início bastante irregular, só emplacando boas performances na reta final. O australiano fechou o campeonato em terceiro, com 168 pontos e três vitórias, enquanto Cordeel marcou apenas oito. Na classificação de equipes, a Virtuosi encerrou em quinto.

Fórmula 2 retorna durante a semana, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para três dias de pós-temporada, em Abu Dhabi.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.