Bortoleto valoriza programa “especial” da McLaren e afirma: “Estou comprometido”

Além de estrear na Fórmula 2 em 2024, Gabriel Bortoleto também vai trabalhar de vez com a McLaren no programa de desenvolvimento de jovens pilotos da histórica equipe. O brasileiro comentou sobre como fechou esse acordo e as expectativas para o futuro

No último fim de semana, no Bahrein, Gabriel Bortoleto estreou na Fórmula 2 e andou muito bem. O brasileiro da equipe Invicta largou na pole da corrida principal e pontuou nas duas corridas disputadas em Sakhir, saindo da rodada dupla com a quarta colocação no campeonato e 15 pontos no bolso.

Depois de conquistar a Fórmula 3 no ano passado, mostrando todo seu potencial e dando poucas chances para a concorrência, Bortoleto não apenas garantiu a promoção de categoria, mas também foi levado para o programa de desenvolvimento da McLaren, ao lado de Pato O’Ward e Ugo Ugochukwu.

O brasileiro relembrou como foi o convite feito para integrar o projeto de uma das mais famosas equipes da F1 e ainda destacou o trabalho de Emmanuele Pirro, ex-piloto e quem lidera o trabalho de procurar jovens talentos para a McLaren.

“Emmanuele ligou após minha segunda vitória seguida. Ele me disse que não era oficial ainda, mas que estava entrando para o programa e que teria interesse em mim. Ficamos em contato desde então. Conversamos bastante e encontramos um bom acordo para ambos. É incrível e acho que serão capazes de me preparar muito bem para uma carreira profissional no esporte a motor”, declarou Bortoleto.

Bortoleto ao lado dos responsáveis pelo programa de desenvolvimento da McLaren (Foto: Divulgação/McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“O principal objetivo, para mim, será o aprendizado. Serei capaz de ver e ouvir diferentes coisas dos pilotos de outras categorias e do pessoal da McLaren. Acho que serei capaz de aprender muito com o programa da McLaren. Poderei aprender muitas coisas e será especial para minha carreira”, seguiu.

Na Fórmula 2, o piloto de apenas 18 anos corre pela Invicta, ao lado de Kush Maini. Nos últimos anos, a equipe já contou com competidores como Guanyu Zhou, Felipe Drugovich, Callum Ilott, Jack Doohan, entre outros. E o brasileiro espera se beneficiar dessa experiência do time na categoria de acesso.

“Vou me dedicar a ajudar o time da forma que for possível, como eles precisarem, estou totalmente comprometido. Na pista, acho que sou agressivo quando preciso, mas também sou inteligente, como numa briga de campeonato. Acho que sou bom em mudar a chave e me adaptar a situações rapidamente, como pilotar em condições adversas”, destacou.

No Bahrein, Bortoleto fez o segundo melhor tempo na classificação, mas acabou herdando a pole após uma punição aplicada ao companheiro Maini. Na corrida sprint, terminou em sexto com boas ultrapassagens nas voltas finais. Na prova principal, largou mal e foi punido por um toque em Isaac Hadjar, mas se recuperou e ainda terminou no quinto posto.

Fórmula 2 retorna já neste final de semana, com a rodada da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 7 e 9 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.