Luca Ghiotto passou 15 voltas com ninguém menos que o campeão Nyck de Vries no espelho retrovisor, pronto para dar o bote e levar a vitória na corrida 2 da Fórmula 2 em Sóchi, realizada neste domingo (29). Foi difícil conter o holandês, mas o italiano deu conta do recado e assegurou uma visita ao topo do pódio.
De Vries passou as últimas voltas a menos de 1s de distância, mas sofreu para de fato mergulhar e tentar tomar posição. O mesmo valeu para os outros pilotos do pelotão dianteiro, presos em um verdadeiro trenzinho. Callum Ilott, também sem reação, se contentou com um terceiro lugar.
Sérgio Sette Câmara cruzou a linha de chegada em quarto, mas caiu para sexto. É que o brasileiro recebeu 5s de punição por infração na largada, quando não retornou à pista de forma considerada segura pelos comissários. Dessa forma, Nicholas Latifi e Guanyu Zhou foram computados à frente do brasileiro. A zona de pontos ainda teve Sean Gelael em sétimo e Giuliano Alesi em oitavo.
Luca Ghiotto recebeu pressão do começo ao fim (Foto: Reprodução/TV)
A corrida começou com um acidente de maiores proporções, envolvendo Nikita Mazepin e Nobuharu Matsushita. O toque aconteceu quando Mazepin, que escapou da pista na curva 2, tentou voltar à pista o mais rápido possível na 3. O russo quebrou a suspensão traseira esquerda em toque com Jack Aitken, perdendo controle e se enroscando com Matsushita, que fazia o traçado normal e estava em vias de liderar a prova. O japonês levou a pior, indo reto e batendo com força na barreira de proteção.
Mazepin deixou o carro por conta própria, enquanto Matsushita causava preocupação. A bandeira vermelha não era apenas para consertar a barreira de proteção, mas principalmente para que o piloto da Carlin fosse atendido. Após 30 minutos de tensão, veio o comunicado da F2 de que os dois pilotos estavam sem fraturas e iriam ao hospital para exames.
A prova começou da forma mais caótica possível. Mazepin manteve a liderança na aproximação da primeira freada, mas isso enquanto Delétraz perdia controle logo atrás. O suíço, largando em sexto, perdeu a traseira e quase fez um strike no pelotão dianteiro. Enquanto tentavam desviar e voltar à pista, Mazepin e Aitken tocaram rodas, com o russo quebrando a suspensão traseira esquerda. Sem controle, Nikita atingiu Matsushita. Foi batida forte entre os dois, com o japonês acertando a barreira de proteção com força.
A bandeira vermelha foi acionada de imediato. Primeiro porque a barreira de proteção estava muito danificada, segundo porque os pilotos precisavam de atendimento. Mazepin saiu do carro por conta própria, mas não havia informações sobre Matsushita. A situação era tensa, já que a transmissão de TV não mostrava replays – indicando que o japonês não estava 100% bem.
Após quase 30 minutos de suspense, a F2 informou que os pilotos não tinham sinais de fraturas. A dupla seria levada a um hospital para novos exames, isso enquanto a prova se aproximava de uma relargada.
O forte acidente entre Nobuharu Matsushita e Nikita Mazepin (Foto: Reprodução/TV)
Mais 20 minutos se passaram antes da relargada. Ghiotto era o líder agora, relargando com tranquilidade. Illott, segundo, tinha De Vries imediatamente atrás. Isso era sinal de perigo: o campeão da F2 não pensou duas vezes antes de mergulhar e tomar a posição.
Sette Câmara fez algo parecido com Latifi na briga pelo quarto lugar. O brasileiro conseguiu ganhar a posição, mas teve uma notícia péssima depois: por sair da pista e não retornar corretamente na primeira largada, o brasileiro recebeu punição de 5s. Boschung e Delétraz tiveram o mesmo destino.
A briga pela liderança era preparada em banho-maria. De Vries conseguia ver Ghiotto, mas tinha dificuldades para realmente ganhar a posição.
O que era quente mesmo era a briga pelo nono lugar, com Schumacher e Alesi batendo rodas. O alemão tentava passar, mas não conseguiu. Pouco depois, Mick precisou ir aos boxes para abandonar a corrida, aparentemente com danos na suspensão traseira direita.
Sérgio Sette Câmara terminou em quarto, mas caiu para sexto (Foto: FIA F2)
A corrida seguiu ainda com De Vries pressionando Ghiotto. A briga tinha potencial, mas não decolava – Nyck não conseguia se aproximar o suficiente na aproximação da curva 2.
O resultado não poderia ser diferente: apesar da velocidade de De Vries, Ghiotto fez o que precisava para se sustentar na liderança e conquistar uma nova vitória na temporada da F2.
F2 2019, Sóchi, corrida 2:
1 |
L GHIOTTO |
UNI-Virtuosi |
15 voltas |
|
2 |
N DE VRIES |
ART |
+0.7 |
|
3 |
C ILOTT |
Charouz |
+1.6 |
|
4 |
N LATIFI |
DAMS |
+3.3 |
|
5 |
G ZHOU |
UNI-Virtuosi |
+3.8 |
|
6 |
S SETTE CÂMARA |
DAMS |
+7.3 |
|
7 |
S GELAEL |
Prema |
+10.3 |
|
8 |
G ALESI |
Trident |
+13.1 |
|
9 |
J KING |
MP |
+14.8 |
|
10 |
A MARKELOV |
Arden |
+16.7 |
|
11 |
J AITKEN |
Campos |
+23.8 |
|
12 |
R BOSCHUNG |
Trident |
+26.5 |
|
13 |
M ISAAKYAN |
Charouz |
+27.4 |
|
14 |
L DELÉTRAZ |
Carlin |
+31.9 |
|
15 |
M SATO |
Campos |
+36.4 |
|
16 |
T CALDERÓN |
Arden |
+43.0 |
|
17 |
M RAGHUNATHAN |
MP |
+1:01.5 |
|
18 |
M SCHUMACHER |
Prema |
+8 voltas |
NC |
19 |
N MATSUSHITA |
Carlin |
+15 voltas |
NC |
20 |
N MAZEPIN |
ART |
+15 voltas |
NC |