Hadjar neutraliza Bortoleto e vence corrida 2 da F2 na Bélgica. Aron quebra na volta final
Isack Hadjar venceu a corrida 2 da rodada da Bélgica da Fórmula 2 e ainda viu o principal rival na briga pelo título, Paul Aron, abandonar. Gabriel Bortoleto ficou em segundo
Isack Hadjar levou a melhor no duelo particular contra o principal rival na briga pelo título, Paul Aron, e venceu a corrida 2 da rodada da Bélgica da Fórmula 2, realizada neste domingo (28). O piloto da Campos cuidou bem da borracha e não só deixou o estoniano para trás como ainda teve fôlego para neutralizar a aproximação de Gabriel Bortoleto, que terminou em segundo. Aron ainda quebrou na última volta, com Jak Crawford indo a terceiro.
Com pista seca, os pilotos puderam trabalhar com as estratégias de pneus, mas também aproveitar as ótimas oportunidades de ultrapassagem que a pista belga oferece. Isso fez, por exemplo, que a briga pela vitória fosse constante entre Aron e Hadjar, com ambos se revezando na liderança volta a volta.
Relacionadas
Só que Bortoleto também manteve-se muito próximo e se aproveitou no momento em que Aron passou a sofrer com um aparente acentuado desgaste de pneus. Dali em diante, o duelo passou a ser do brasileiro contra o rápido Hadjar, a todo custo trabalhando a pista para não permitir aproximação que desse ao representante da Invicta a asa móvel.
A perseguição foi intensa, com Gabriel melhor nos setores 1 e 3, porém Hadjar neutralizando qualquer proximidade no 2. Nas três voltas finais, o líder do campeonato acelerou e cruzou a linha de chegada 2s9 à frente de Bortoleto. Para completar, Aron viu o carro quebrar na última volta e abandonou.
Zak O’Sullivan ficou em quarto, com Richard Verschoor, Zane Maloney, Ritomo Miyata, Amaury Cordeel, Andrea Kimi Antonelli e Joshua Dürksen completando o top-10. Enzo Fittipaldi abandonou por problemas no pit-stop.
A Fórmula 2 acompanha as férias de verão da Fórmula 1 e retorna em Monza, de 30 de agosto a 1º de setembro, para a rodada da Itália. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: O’Sullivan aproveita pole e vence sprint conturbada de 8 voltas da F2 na Bélgica

Confira como foi a corrida 2 da F2 em Spa-Francorchamps:
Depois de uma sprint totalmente afetada pelo temporal que desabou sobre o circuito belga e forçou o deslocamento da atividade da F2 para depois da classificação da F1, o sol enfim deu o ar da graça apesar da temperatura ainda baixa — 16°C, com asfalto em 22,5°C e umidade relativa do ar 73%.
Com pista seca pela frente, os pilotos tiveram a chance de trabalhar com a estratégia de pneus, com macios e médios à disposição para a prova. Bortoleto, em segundo, por exemplo, calçou a borracha vermelha, assim como Aron, na pole-position.
Luzes apagadas, Aron segurou a primeira posição, enquanto Hadjar colou em Bortoleto e conseguiu a ultrapassagem por fora na reta Kemmel, assumindo o segundo posto. Só que ainda na primeira curva, a confusão foi generalizada: primeiro, Maloney ficou engasgado no grid e foi engolido pelo pelotão. O barbadiano, então, se envolveu num toque com Oliver Bearman que foi suficiente para fazer o britânico da Prema perder o controle e atropelar Josep María Martí.
“Que sorte insana, a minha, que sorte insana! Melhor largada da minha vida…”, disse o espanhol da Campos pelo rádio, incrédulo após mais um abandono. Franco Colapinto também teve problemas e foi outro a abandonar ainda na primeira volta.
Safety-car em ação, que durou até a abertura do quarto giro. Aron conduziu bem a relargada, seguido por Hadjar, Bortoleto, Crawford, Verschoor, Antonelli, O’Sullivan, Maini, Hauger e Maloney fechando o top-10. Fittipaldi já aparecia em 11º após largar em 13º.
Só que não deu tempo nem de chegar ao fim dos 7.004 metros de Spa-Francorchamps sob bandeira verde. E, dessa vez, o azarado foi Victor Martins, acertado pelo carro desgovernado de Rafael Villagómez após o mexicano pegar a brita em disputa com Barnard e rodar.

A intervenção foi até o final da volta 6, com mais 19 pela frente. Aron novamente deu o pé e estilingou na liderança, enquanto Antonelli tomou de O’Sullivan, porém recuperou no final da Kemmel mesmo calçado com a borracha média contra os macios do piloto da ART. Bortoleto, por sua vez, mantinha-se em terceiro, ao passo que Fittipaldi já entrava na zona de pontos, em décimo.
Na volta 8, Hadjar aproveitou o vácuo na Kemmel e passou Aron por fora com muita facilidade. O estoniano, então, foi chamado para a troca obrigatória e colocou os médios para possivelmente ir até o fim, retornando em 16º. Na pista, enquanto tomava ultrapassagem de Verschoor, Crawford também recebeu o comando da equipe para o pit-stop. E o mesmo valeu para o líder, Hadjar.
A troca da Campos na volta 9 foi bastante para devolvê-lo à frente de Aron, enquanto Bortoleto, agora na liderança, era instruído a dar o máximo antes da iminente parada. Quando o brasileiro entrou, no giro 10, a Invicta até fez uma boa troca, só que demorou um pouquinho para ser liberado por conta do risco de unsafe release justamente em Fittipaldi. O piloto da Van Amersfoort, aliás, viu o carro apagar nos boxes e abandonou.
Na pista, volta 11, e Aron deu o troco, retornando à primeira posição por fora na freada da primeira perna da Les Combes. O francês, no entanto, não perdeu o estoniano de vista, mantendo-o dentro de 1s para ter o benefício da asa móvel.
Enquanto isso, Verschoor, Antonelli, Cordeel, Maini, Barnard e Correa ocupavam as seis primeiras colocações, ainda sem paradas. Na volta 13, novo bote de Hadjar sobre Aron, voltando a ser o primeiro da fila já com paradas. E no pelotão intermediário, Maloney deixava Hauger — o primeiro de todos a parar, ainda no segundo safety-car — para trás.
A turma dos pneus médios começou a parar puxados por Maini. Depois foi a vez de Antonelli, só que a Prema destruiu qualquer chance do pupilo da Mercedes ao demorar para encaixar o cavalete para subir o carro e permitir a substituição da borracha. O vacilo fez o italiano voltar em 12º, apenas.
Volta 17, e Bortoleto ultrapassou Aron no movimento mais clássico em Spa-Francorchamps: por fora na Kemmel. E a distância para Hadjar já era 1s, muito perto da possibilidade do DRS, só que o francês conseguiu um bom respiro depois de se ver com apenas 0s5 de vantagem.
Dali em diante, enquanto Bortoleto era melhor nos setores 1 e 3, Hadjar compensava no 2. Foi o bastante para ficar sempre acima de 1s, até que o francês acelerou nas três voltas finais e consolidou a quarta vitória na temporada, cada vez mais líder. Para completar, ainda viu Aron ter problemas no giro final e abandonar — resultado que ainda coloca Bortoleto na vice-liderança da competição.
Fórmula 2 2024, rodada da Bélgica, Spa-Francorchamps, corrida 2:
1 | I HADJAR | Campos | 25 voltas | |
2 | G BORTOLETO | Invicta | +2.934 | |
3 | J CRAWFORD | DAMS | +12.093 | |
4 | Z O’SULLIVAN | ART | +13.741 | |
5 | R VERSCHOOR | Trident | +19.392 | |
6 | Z MALONEY | Rodin | +21.282 | |
7 | R MIYATA | Rodin | +21.884 | |
8 | A CORDEEL | Hitech | +25.388 | |
9 | A K ANTONELLI | Prema | +31.800 | |
10 | J DÜRKSEN | AIX | +32.446 | |
11 | J M CORREA | DAMS | +39.528 | |
12 | D HAUGER | MP | +42.048 | |
13 | T BARNARD | AIX | +43.750 | |
14 | R STANEK | Trident | +53.654 | |
15 | K MAINI | Invicta | +58.831 | |
16 | P ARON | Hitech | +1 volta | |
E FITTIPALDI | Van Amersfoort | NC | ||
R VILLAGÓMEZ | Van Amersfoort | NC | ||
V MARTINS | ART | NC | ||
F COLAPINTO | MP | NC | ||
O BEARMAN | Prema | NC | ||
J M MARTÍ | Campos | NC |

