Lawson vence corrida 1 da F2 em Abu Dhabi. Drugovich vai ao pódio e Fittipaldi bate

Liam Lawson seguiu Richard Verschoor de muito perto até encontrar a chance de mergulhar, tomar a posição e sumir para vencer em Abu Dhabi. Enzo Fittipaldi abandonou logo na largada após ser abalroado por Jehan Daruvala. Felipe Drugovich ganhou posições e foi ao pódio

A última corrida sprint da temporada 2022 da Fórmula 2 aconteceu na manhã deste sábado (19), em Abu Dhabi. Marcada para pouco antes da classificação da Fórmula 1, a prova começou com um forte acidente e acabou sendo atrasada por mais de 20 minutos até ser retomada. No fim das contas, Liam Lawson manteve a liderança e venceu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O piloto da Red Bull saiu na segunda colocação e nunca esteve longe de Richard Verschoor, o pole. A partir do momento em que o DRS foi permitido na corrida, encostou mais e passou a ameaçar até, na volta dez, mergulhar para cima do rival e tomar a ponta e sumir na frente. É a vitória de Lawson na temporada 2022.

Atrás de Lawson e de Verschoor, Felipe Drugovich completou o pódio com mais uma atuação forte na temporada. Foi apenas nas últimas voltas que o campeão da Fórmula 2 atacou Dennis Hauger e Amaury Cordeel para garantir o décimo pódio em 2022.

Hauger ainda teve tempo de ultrapassar Cordeel e ficar com o quarto lugar. Logan Sargeant, Jack Doohan e Roy Nissany, nesta ordem, também foram aos pontos. Théo Pourchaire e Marcus Armstrong fecharam o top-10.

Embora as movimentações nas primeiras colocações tenham sido pequenas na largada, no meio do pelotão Jehan Daruvala quis se descolar. Ao cruzar a primeira curva, perdeu a traseira do carro, deslizou e acertou Enzo Fittipaldi bem no meio. Pancada forte que tirou ambos da corrida e ainda causou bandeira vermelha.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Na F2, a corrida principal está marcada para as 6h [de Brasília, GMT-3].

Fittipaldi foi tocado por Daruvala e parou no muro (Vídeo: DAZN)

Confira como foi a corrida sprint da F2 em Abu Dhabi:

O mormaço estava instalado em Abu Dhabi para a tarde do sábado, quando a Fórmula 2 largaria para a primeira das duas corridas do fim de semana. A temperatura ambiente estava em cerca de 30°C, enquanto o asfalto chegava a 38°C. Quem largaria na frente era Richard Verschoor, após cravar a décima posição na classificação.

De acordo com o esquema do grid invertido, que troca os dez primeiros colocados para a largada da corrida sprint, o pole [para a corrida principal, do domingo] Ayumu Iwasa largava no décimo lugar. Entre os dois, Liam Lawson, Amaury Cordeel, Dennis Hauger, Logan Sargeant, Jack Doohan, Felipe Drugovich, Théo Pourchaire e Roy Nissany.

A largada marcava ainda a reestreia de Juan Manuel Correa na categoria após o acidente brutal na Bélgica, 2019, que terminou com a morte de Anthoine Hubert e obrigou o piloto de origem equatoriana que corre pela bandeira dos Estados Unidos a passar por longa recuperação para retomar a carreira. Zane Maloney era o estreante do fim de semana, além disso.

Quando as luzes se apagaram, Verschoor manteve a liderança, mas as coisas mudaram no meio do pelotão. Jehan Daruvala perdeu a traseira do carro no bolo durante os primeiros metros, deixou escapar e acabou abalroando Enzo Fittipaldi. Uma baita pancada que jogou os dois no muro e encerrou a corrida para os pilotos. Ainda causou bandeira vermelha.

Rapidamente, ficou claro que a retomada da corrida demoraria. A barreira de proteção contra o impacto ficou danificada, e os fiscais tiveram de acelerar para consertar. Todo mundo teve de ir esperar no pit-lane.

Richard Verschoor lidera pelotão na relargada (Foto: Reprodução/F2)

A ordem de relargada foi confirmada cerca de dez minutos antes de acontecer: Verschoor, Lawson, Cordeel, Hauger, Drugovich, Sargeant, Doohan, Nissany, Pourchaire e Armstrong.

Diferente da primeira largada, a segunda tentativa aconteceu em movimento e não teve grande emoção. Os pilotos trataram como se fosse o começo de uma volta de preparação dos pneus na classificação e ousaram quase nada. Verschoor segurou a dianteira.

Apesar da pole da sexta-feira e ótima posição para brigar pela vitória no domingo, Iwasa começava a ficar para trás na corrida do sábado. Frederik Vesti foi o primeiro a passar na pista e tirar o japonês do top-10, mas logo Jüri Vips fez exatamente o mesmo, bem como Marcus Armstrong.

Havia briga pela liderança. Lawson nunca deixara Verschoor abrir mais de 1s e, a partir da sexta volta, quando o DRS foi permitido, encostou mais e mais. Era questão de tempo para iniciar um ataque. Foi na décima volta que mergulhou de vez, com ajuda do DRS, e tomou a ponta na curva seis de Yas Marina. Verschoor tentou defender e retrucar, mas foi mesmo o reserva da Red Bull quem levou a melhor.

A ultrapassagem de Liam Lawson em Richard Verschoor (Foto: Reprodução/F2)

No duelo pelo sexto lugar, Doohan incomodava e botava pressão em Sargeant. O americano, que praticamente confirmou a superlicença com o acidente entre Daruvala e Fittipaldi, trava os pneus pela pista para manter um ritmo suficientemente firme para segurar o posto.

Nas primeiras voltas, Verschoor se manteve perto de Lawson e criou a iilusão de que podia voltar a atacar, mas logo o líder escapou. Enquanto isso, o campeão Drugovich atacava Hauger e tomava a quarta colocação apenas para o norueguês recuperar. Durou pouco, porque Felipe colocaria o carro por dentro na saída da reta dos boxes e assumiria o quarto posto de vez.

Drugovich tentava chegar até Cordeel e estava perto, mas, com o desgaste de pneus, um ataque ficava mais complicado. Mesmo assim, Drugovich resolveu atacar no começo da 21ª de 23 voltas. Com um belo movimento, ultrapassou e tomou a terceira colocação, entrando na zona do pódio.

Ainda havia tempo para mais uma movimentação: Hauger foi para cima de Cordeel e levou a melhor, com estilo. Ficou, assim, com o quarto posto. Mas a vitória era mesmo de Lawson, seguido por Verschoor e Drugovich no pódio.

F2 2022, GP de Abu Dhabi, Yas Marina, Corrida sprint:

1L LAWSONCarlin 23 voltas
2R VERSCHOORTrident+7.9
3F DRUGOVICHMP+8.8
4D HAUGERPrema+14.9
5A CORDEELVan Amersfoort+15.4
6L SARGEANTCarlin+15.9
7J DOOHANVirtuosi+16.5
8R NISSANYDAMS+17.3
9T POURCHAIREART+17.5
10M ARMSTRONGHitech+17.9
11F VESTIART+19.2
12J VIPSHitech+22.0
13A IWASADAMS+24.1
14J M CORREAVan Amersfoort+27.0
15C NOVALAKMP+33.1
16Z MALONEYTrident+33.8
17O CALDWELLCampos+34.0
18R BOSCHUNGCampos+36.4
19M SATOVirtuosi+58.7
20T CALDERÓNCharouz+1:14.8
21J DARUVALAPremaNC
22E FITTIPALDICharouzNC
Paddockast #174: Qual a maior treta? Um ranking das brigas do GP de São Paulo
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.