Schumacher chega em 18º, mas é campeão da Fórmula 2. Daruvala vence em Sakhir

Mick Schumacher conquistou o título da Fórmula 2 ao chegar na 18ª colocação em Sakhir. É que Callum Ilott, seu concorrente, foi apenas o décimo. Jehan Daruvala venceu e Felipe Drugovich foi oitavo

O drama foi muito maior do que deveria, mas Mick Schumacher é o grande campeão da temporada 2020 da Fórmula 2. Neste domingo (6), o alemão errou bastante, acabou com os pneus e precisou de um pit-stop nada programado. O resultado foi o 18º lugar, mas, com a ajuda de um Callum Ilott também cheio de problemas, o piloto da Prema ficou com a taça. Jehan Daruvala puxou o 1-2 da Carlin na corrida 2 em Sakhir.

Yuki Tsunoda fez excelente prova de recuperação e chegou em segundo, logo atrás do parceiro de Carlin, com direito a uma linda ultrapassagem na última curva em cima de Dan Ticktum, que teve uma de suas atuações mais aguerridas em 2020 e ao menos foi ao pódio.

Guanyu Zhou, Robert Shwartzman, Giuliano Alesi, Luca Ghiotto e Felipe Drugovich fecharam a zona de pontos. O brasileiro, mais uma vez, foi jogado para fora da pista, na corrida 2 por Marcus Armstrong, que tomou 5s de punição.

Schumacher fechou em 18º após uma parada que praticamente só ele fez, causada por uma série de fritadas de pneus. Ilott, sem pit-stop, foi décimo, chegando com o equipamento também todo desgastado.

JEHAN DARUVALA; FÓRMULA 2; CORRIDA 2; SAKHIR;
Jehan Daruvala venceu a última prova da temporada 2020 da Fórmula 2 (Foto: Carlin)

Saiba como foi a decisão da F2 em Sakhir

A largada da final da Fórmula 2 foi muito positiva para Mick Schumacher. A primeira volta, enquanto isso, nem tanto. É que o alemão saiu com muita ação, passou Jehan Daruvala e ameaçou bastante Dan Ticktum, mas não o suficiente para tomar a liderança do pole inglês.

Só que, na sequência, Mick deu uma fritada gigantesca de pneus na curva 4, abrindo passagem não apenas para Daruvala, mas também comprometendo bastante seus compostos em uma prova que não tem pit-stop obrigatório, ou seja, poderia sofrer bastante no final.

Callum Ilott não saiu tão bem quanto o concorrente e acabou recebendo muita pressão de Robert Shwartzman, companheiro de Schumacher na Prema. Após uma troca de manobras, o inglês seguiu em quarto, atrás de Ticktum, Daruvala e Schumacher. Felipe Drugovich vinha no bolo, em sétimo.

MICK SCHUMACHER; LARGADA; GP DE SAKHIR; CORRIDA 2; FÓRMULA 2;
Mick Schumacher trava pneu e quase acerta carro de Dan Ticktum (Foto: Reprodução)

A volta 4 mostrou, ao menos em um primeiro momento, que estava tudo certo no carro de Schumacher, com o alemão mergulhando com convicção e agressividade para retomar o segundo lugar em cima de Daruvala. E logo partiu para perseguir Ticktum.

O indiano conseguiu dar o troco dois giros mais tarde, mantendo os três primeiros próximos. Mas aquilo chamou também Ilott para a festa e o piloto da UNI-Virtuosi, que precisava vencer de qualquer jeito para ser campeão, passou a seguir Schumacher de perto.

Louis Delétraz aparecia na corrida por motivos pouco nobres. Primeiro, uma peça do carro do suíço despencou na pista e causou um safety-car virtual de não mais que 15s. Na sequência, foi punido por exceder os limites de pista com 5s. Nada que mudasse a cotação do dólar na 14ª posição.

DAN TICKTUM; JEHAN DARUVALA; FÓRMULA 2; CORRIDA 2; SAKHIR;
Dan Ticktum defende posição contra Jehan Daruvala em outro ótimo duelo na corrida 2 (Foto: Reprodução)

A corrida voltava em bandeira verde e, perto de sua metade das 34 voltas, tinha uma gigantesca fila de carros. Ticktum segurava Daruvala como podia, enquanto Schumacher perdia um pouco de contato e puxava Ilott, Shwartzman, Zhou, Tsunoda e Drugovich.

E foi aí que o campeonato, absolutamente do nada, resolveu abrir. Mick deu nada menos que outras cinco fritadas de pneus em sequência, acabou totalmente com seu equipamento e, superado por Ilott, Shwartzman e Zhou, foi aos boxes, sabendo que só despencaria mais na pista com aqueles pneus e que Ilott ainda estava longe dos dois primeiros. Ali, com 20 voltas completadas, estava 215 a 211 para Mick.

MICK SCHUMACHER; CORRIDA 2; PIT-STOP;
Dramática decisão da F2: Mick Schumacher para para trocar pneus e cai para o fim do grid (Foto: Reprodução)

Daruvala continuava apertando fortemente o líder Ticktum, enquanto Ilott vinha 4s atrás da dupla e segurava Shwartzman, Zhou, Tsunoda, Drugovich, Armstrong e até Alesi. Com Ilott defendendo tudo contra Shwartzman, Zhou e Tsunoda superaram o russo. Schumacher, por sua vez, cortava de 20s para 10s a desvantagem para Guilherme Samaia, o 19º colocado.

Depois de uma série de tentativas frustradas, Daruvala finalmente passava Ticktum e tomava o primeiro lugar, mas outro carro da Carlin foi mais decisivo para Schumacher: Tsunoda deixou Zhou e Ilott pelo caminho em sequência e, assim, tirou mais alguns pontinhos de Callum. O inglês perdia lugar também para o companheiro Zhou e praticamente perdia todas as chances de taça.

Daruvala ia se descolando de Ticktum, bem como Tsunoda respirava contra Zhou. Logo atrás, Shwartzman era mais um a passar Ilott, que já despencava para o sexto lugar, na frente de Alesi, Mazepin, Ghiotto, Armstrong e Drugovich, que foi parar na área de escape em disputa ríspida no meio do bolo.

O drama de Ilott só aumentava e o inglês ia caindo mais e mais, sendo facilmente batido por Alesi, Ghiotto, Mazepin e Drugovich. O piloto estava prestes a sair sem ponto algum da decisão, o mesmo cenário de Schumacher, que passava Samaia e Pourchaire e virava 18º.

No fim, Daruvala marchou tranquilo para o triunfo, enquanto Tsunoda ainda conseguiu passar Ticktum na curva final e Ilott teve tempo de despencar para 11º. O inglês, inclusive, só não perdeu o vice para o japonês por 1 ponto. Mick Schumacher se sagrou o grande campeão da Fórmula 2.

Fórmula 2 2020, GP de Sakhir, Corrida 2, Final:

1J DARUVALACarlin34 voltas 
2Y TSUNODACarlin+3.561
3D TICKTUMDAMS+3.902
4G ZHOUUNI-Virtuosi+5.615
5R SHWARTZMANPrema+7.585
6G ALESIMP+9.040
7L GHIOTTOHitech+11.093
8F DRUGOVICHMP +13.878
9N MAZEPINHitech+14.536
10C ILOTTUNI-Virtuosi+16.023
11P PIQUETCharouz+16.157
12C LUNDGAARDART+17.051
13L DELÉTRAZCharouz+20.176
14M ARMSTRONGART+21.844
15R NISSANYTrident+23.639
16M SATOTrident+26.089
17S GELAELDAMS+26.759
18M SCHUMACHERPrema+28.529
19G SAMAIACampos+35.936
20A MARKELOVHWA+59.769
21T POURCHAIREHWA+1 volta
22R BOSCHUNGCamposNC

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube