Shwartzman vence corrida 1 da Fórmula 2 na Inglaterra. Drugovich termina em quarto

Robert Shwartzman foi autor de uma grande largada na manhã deste sábado (17) em Silverstone, pulou de quarto para primeiro e não foi superado depois disso. Jüri Vips foi o segundo, enquanto Christian Lundgaard fechou o pódio. Felipe Drugovich somou pontos importantes e Oscar Piastri assumiu a liderança do campeonato

Robert Shwartzman começou muito bem o fim de semana da quarta etapa da temporada 2021 da Fórmula 2. Na manhã deste sábado (17), na corrida 1 da rodada tripla da Inglaterra, em Silverstone, o piloto russo da Prema fez uma ótima largada ao pular de quarto para primeiro e, daí em diante, não foi mais superado. O dono do carro #1 consolida a reação no campeonato depois de um início complicado e já se coloca em posição de lutar pelo título. Jüri Vips, da Hitech, marcou seu terceiro pódio consecutivo ao terminar em segundo, enquanto Christian Lündgaard conquistou o terceiro lugar.

Felipe Drugovich também obteve um bom resultado, que o ajudou a somar pontos importantes para o campeonato. O brasileiro finalizou a corrida na quarta colocação e marcou 8 tentos nesta manhã. Théo Pourchaire, que ainda se recupera de uma fratura no braço, consequência de um acidente sofrido na terceira etapa do campeonato, em junho, no Azerbaijão, foi o quinto com a ART Grand Prix.

LEIA TAMBÉM
+Pole de Hamilton dá recado a Verstappen em sexta que cumpre promessa da Fórmula 1
+Pontuação extra, pneus e até horários: tudo sobre a primeira corrida sprint da Fórmula 1

ROBERT SHWARTZMAN; FÓRMULA 2; F2; INGLATERRA; LARGADA; CORRIDA 1;
Robert Shwartzman pulou para a ponta na largada e não foi mais superado (Foto: Fórmula 2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Outro piloto que se deu bem nesta manhã foi Oscar Piastri. O australiano, pole da corrida principal, largou em décimo lugar em razão da regra do grid invertido e, logo no início, pulou para o sétimo lugar. Ao longo da prova, o piloto da Prema conseguiu mais uma posição e cruzou a linha de chegada em sexto. De quebra, Piastri ainda somou 2 pontos extras pela volta mais rápida da corrida e, beneficiado pelo abandono de Guanyu Zhou na primeira volta, assumiu a liderança do campeonato.

A corrida teve três intervenções do safety-car ao longo de 21 voltas de prova. A primeira delas foi quando Zhou rodou na curva 3 depois de escapar na zebra. Quase ao mesmo tempo, Roy Nissany parou na brita depois de incidente com Christian Lundgaard. Os dois pilotos foram chamados pelos comissários a prestar esclarecimentos depois da prova.

Também na volta 1, Marino Sato tocou no carro de Ralph Boschung, da Campos, na curva 6.

Alessio Deledda, da HWA, e Guilherme Samaia, da Charouz, também causaram a entrada do safety-car em razão de rodadas na pista.

O top-10 da corrida desta manhã foi completado por Liam Lawson, em sétimo com a Hitech, enquanto o dono da casa, Dan Ticktum, terminou a disputa em oitavo com o carro da Carlin. Marcus Armstrong, da Dams, foi o nono e Richard Verschoor, da MP Motorsport, concluiu a lista dos dez primeiros.

FELIPE DRUGOVICH; THÉO POURCHAIRE; CORRIDA 1; FÓRMULA 2; SILVERSTONE; INGLATERRA;
Felipe Drugovich segurou a pressão de Théo Pourchaire para fechar a corrida em quarto (Foto: Fórmula 2)

Zhou perdeu a liderança do campeonato para Piastri, que agora soma 83 pontos na temporada, contra 81 de Shwartzman. O chinês da UNI-Virtuosi tem 78 e está em terceiro, enquanto Vips acumula 75 tentos. Dan Ticktum e Théo Pourchaire têm 61 pontos cada, Jehan Daruvala soma 53 e Liam Lawson acumula 52. Drugovich aparece em nono e tem 49 pontos e Ralph Boschung fecha o top-10 da tabela com 36 tentos.

Verschoor, também em razão da regra do grid invertido, vai partir em primeiro no grid da corrida 2, que tem largada prevista para 10h45 (de Brasília) e será transmitida pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. Nesta prova, Drugovich vai largar em sétimo lugar.

Fórmula 2 2021, quarta etapa, Silverstone, corrida 1, final:

1R SHWARTZMANPrema42:34.30021 voltas
2J VIPSHitech+0.971
3C LUNDGAARDART Grand Prix+2.534
4F DRUGOVICHUNI-Virtuosi+5.041
5T POURCHAIREART Grand Prix+5.594
6O PIASTRIPrema+8.403
7L LAWSONHitech+11.640
8D TICKTUMCarlin+12.365
9M ARMSTRONGDAMS+12.795
10R VERSCHOORMP +13.640
11L ZENDELIMP +14.222
12J DARUVALACarlin+16.694
13D BECKMANNCharouz+17.215
14R BOSCHUNGCampos+19.347
15M NANNINICampos+20.113
16B VISCAALTrident+21.048
17J AITKENHWA +22.670
18M SATOTrident+4 voltas
19G SAMAIACharouz+10 voltas
20A DELEDDAHWA +18 voltas
21R NISSANYDAMS+21 voltas
22G ZHOUUNI-Virtuosi+21 voltas
HAMILTON BATE VERSTAPPEN E É POLE DA CORRIDA DE CLASSIFICAÇÃO DO GP DA INGLATERRA DE F1 | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.