Smolyar recusa requisitos da FIA e abandona grid da Fórmula 3 2022
Alex Smolyar disputaria sua terceira temporada na categoria pela MP Motorsport, mas ficará de fora após decisão do programa de desenvolvimento do automobilismo russo de não disputar torneios internacionais
O piloto russo Alexander Smolyar não vai mais disputar a temporada de 2022 da Fórmula 3 pela MP Motorsport, onde seria companheiro de equipe do brasileiro Caio Collet. Este seria seu terceiro ano na categoria, o primeiro com a nova equipe depois de duas temporadas com a ART. A decisão veio após a SMP Racing, responsável pelo programa de desenvolvimento do automobilismo russo, ser forçada a abandonar a temporada.
“O programa russo de desenvolvimento do automobilismo SMP Racing anuncia com pesar que, na temporada de 2022, seus pilotos não irão poder participar de competições internacionais”, afirmou o órgão.
Relacionadas
“Eu apoio a decisão da SMP Racing de parar seu programa europeu após a FIA colocar requerimentos sem precedentes para os pilotos russos disputarem as competições internacionais”, disse Alex em nota.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A FIA não proibiu pilotos russos de participarem de suas competições, mas impôs uma série de condições, como correr com bandeira neutra e não divulgar mensagens de apoio à invasão da Rússia na Ucrânia.
Sem a SMP Racing, alguns outros pilotos russos também podem ficar fora das pistas em 2022. É o caso de Nikita Bedrin na Fórmula 4 Italiana, Kirill Small na FRECA e Ira Sidorkova na W Series. Esta última, inclusive, não participou da pré-temporada da categoria feminina.
A MP Motorsport ainda não anunciou um substituto para Smolyar. A temporada da Fórmula 3 se inicia no dia 19 de março, com a primeira corrida do GP do Bahrein.

