Smolyar recusa requisitos da FIA e abandona grid da Fórmula 3 2022

Alex Smolyar disputaria sua terceira temporada na categoria pela MP Motorsport, mas ficará de fora após decisão do programa de desenvolvimento do automobilismo russo de não disputar torneios internacionais

COMO CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA AFETA A FÓRMULA 1 E OUTROS ESPORTES A MOTOR

O piloto russo Alexander Smolyar não vai mais disputar a temporada de 2022 da Fórmula 3 pela MP Motorsport, onde seria companheiro de equipe do brasileiro Caio Collet. Este seria seu terceiro ano na categoria, o primeiro com a nova equipe depois de duas temporadas com a ART. A decisão veio após a SMP Racing, responsável pelo programa de desenvolvimento do automobilismo russo, ser forçada a abandonar a temporada.

“O programa russo de desenvolvimento do automobilismo SMP Racing anuncia com pesar que, na temporada de 2022, seus pilotos não irão poder participar de competições internacionais”, afirmou o órgão.

“Eu apoio a decisão da SMP Racing de parar seu programa europeu após a FIA colocar requerimentos sem precedentes para os pilotos russos disputarem as competições internacionais”, disse Alex em nota.

 ▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ALEX SMOLYAR; JONNY EDGAR; FÓRMULA 3; BARCELONA;
Smolyar faz ultrapassagem sobre Edgar no fim da reta em Barcelona (Foto: F3/Twitter)

A FIA não proibiu pilotos russos de participarem de suas competições, mas impôs uma série de condições, como correr com bandeira neutra e não divulgar mensagens de apoio à invasão da Rússia na Ucrânia.

Sem a SMP Racing, alguns outros pilotos russos também podem ficar fora das pistas em 2022. É o caso de Nikita Bedrin na Fórmula 4 Italiana, Kirill Small na FRECA e Ira Sidorkova na W Series. Esta última, inclusive, não participou da pré-temporada da categoria feminina.

A MP Motorsport ainda não anunciou um substituto para Smolyar. A temporada da Fórmula 3 se inicia no dia 19 de março, com a primeira corrida do GP do Bahrein.

A SINA DO PRIMEIRO VENCEDOR NA TEMPORADA DA FÓRMULA 1 (DESDE 2017)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.