Pirro oficializa saída da chefia do Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren

Ex-piloto de Fórmula 1, Emanuele Pirro estava na função há apenas um ano, mas agradeceu a McLaren pela oportunidade e admitiu que agora está "pronto para novos desafios" na carreira

Há exatamente um ano, Emanuele Pirro foi o nome escolhido pela McLaren para liderar o recém-criado Programa de Desenvolvimento de Pilotos. Nesta quarta-feira (3), porém, o italiano anunciou em suas redes sociais que está se afastando do projeto, afirmando que foi um “verdadeiro privilégio” trabalhar ao lado dos colegas em Woking.

O objetivo da equipe inglesa com o programa é dar suporte a jovens pilotos desde o kart até as categorias de base, facilitando a ponte de acesso à F1. Além do brasileiro Gabriel Bortoleto, que se tornou membro no fim do ano passado após conquistar o campeonato da Fórmula 3 e que atualmente compete na Fórmula 2, Bianca Bustamante (F1 Academy), Ryo Hirakawa (WEC), Ugo Ugochukwu (F3 Britânica e FRECA) e Brando Badoer (FRECA) são os outros novatos abraçados pela McLaren.

No entanto, pilotos experientes de outras categorias também recebem apoio, como é o caso de Pato O’Ward e Alex Palou, que competem na Indy.

“Depois de um ano de muito trabalho e muita satisfação, estou deixando o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren”, começou Pirro nas redes sociais. “Juntamente com a equipe de F1, criei uma organização para ajudar jovens, talentosos e compromissados pilotos a crescerem e a se tornarem futuros campeões”, continuou.

Emanuele Pirro (à esq.) deixa liderança do Programa de Pilotos da McLaren após apenas um ano (Foto: Steven Tee / Motorsport Images)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Realizei esta tarefa da melhor maneira que pude, procurando e contratando jovens e promissoras estrelas que acredito firmemente que podem marcar seus nomes na história. Espero que os recursos internos que vão gerir o DDP [sigla em inglês para Programa de Desenvolvimento de Pilotos] continuem o mesmo caminho e ajudem o programa a crescer, dando o apoio que os jovens pilotos necessitam através do profissionalismo e a experiência da grande equipe a qual eles representam”, acrescentou o ex-piloto de Fórmula 1.

“Fiz o meu melhor para transmitir aos meus pilotos as lições aprendidas e os erros cometidos na minha longa vida no automobilismo, e agora me afasto e deixo o programa andar sozinho, grato pela oportunidade que me foi dada. Desejo de coração tudo de bom para Gabriel, Ugo, Bianca, Pato, Ryo e Brando, junto com todos os futuros pilotos com quem uma parceria já começou. Com você e seus concorrentes, o futuro do automobilismo que tanto amo está em excelentes mãos. Agora estou pronto para novos desafios”, finalizou Pirro.

A decisão de Emanuele é anunciada somente um dia após a surpreendente saída de David Sánchez, ex-líder do departamento de conceito e desempenho da equipe, que foi contratado da Ferrari no ano passado e ficou no cargo por apenas três meses.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.