McLaren surpreende e anuncia saída de Sánchez, ex-Ferrari, após somente 3 meses

A confirmação veio na manhã desta terça-feira (2). Andrea Stella assume interinamente o comando do departamento de conceito e desempenho até que nova nomeação seja feita

A McLaren se viu obrigada a fazer uma atualização em sua estrutura organizacional após David Sánchez anunciar a saída apenas três meses após se juntar ao time de Woking. Ex-engenheiro-chefe da Ferrari, o francês agradeceu a oportunidade e justificou a decisão por “desacordo entre a função idealizada e a realidade do cargo”.

A confirmação veio na manhã desta terça-feira (2), na semana do GP do Japão de Fórmula 1. Sánchez teve contratação anunciada em março de 2023 após passar os últimos dez anos em Maranello. A adição do engenheiro era vista como um trunfo para o desenvolvimento do MCL38 junto com outros nomes de peso, como Rob Marshall, antigo diretor de engenharia da Red Bull.

Com a saída de Sánchez, a McLaren confirmou o chefe da equipe, Andrea Stella, é quem assumirá o comando do departamento de conceito e desempenho interinamente até que outra nomeação seja confirmada. Marshall desempenhará o papel de designer-chefe, enquanto Neil Houldey ficará no cargo de diretor-técnico de engenharia. Peter Prodromou, por sua vez, permanece responsável pela parte aerodinâmica.

“Este novo passo na evolução da estrutura do departamento técnico e do modelo de trabalho dentro da equipe significa o nosso compromisso em melhorar constantemente nossas capacidades técnicas e fluxos de trabalho em busca de uma maior eficiência e eficácia”, começou Stella, explicando, em seguida, a razão da saída repentina de Sánchez.

Sánchez (segundo da esq. para a dir.) comandaria o departamento de conceito e desempenho (Foto: Reprodução/Twitter)

“Após discussões cuidadosas entre David Sánchez e a liderança do time, foi tomada a decisão mútua de David deixar a equipe. Após reflexão conjunta, ficou evidente que o papel, as responsabilidades e as ambições associadas à posição de David não estavam alinhadas com a nossa expectativa original quando ele concordou em se unir a nós em fevereiro de 2023”, seguiu.

“Reconhecendo esse desalinhamento, David e eu concordamos que seria melhor nos separarmos agora para que ele pudesse buscar oportunidades que aproveitariam melhor toda a escala e amplitude de seu conjunto notável de habilidades. Valorizamos muito e somos gratos pelas contribuições que David fez durante seu período relativamente curto conosco e desejamos a ele o melhor em seus empreendimentos futuros”, completou.

Sánchez confirmou o conflito, mas destacou que deixa Woking “com respeito e admiração” pela McLaren. “Agradeço a oportunidade de ter feito parte desta equipe.”

“Embora a função que idealizamos e havíamos acordado não estivesse alinhada com a realidade do cargo que encontrei, saio com respeito pela liderança, admiração pela dedicação de meus colegas e apreço pela abertura e honestidade com que discutimos e chegamos a esta decisão. Desejo sucesso contínuo a todos enquanto continuam nesta jornada rumo à frente do grid, onde pertencem. Estou ansioso para o próximo desafio na F1”, concluiu.

A McLaren chega ao Japão em terceiro no Mundial de Construtores, com 55 pontos, atrás de Ferrari e Red Bull. Na Austrália, a equipe conquistou o meu melhor resultado na temporada 2024 até o momento, com o terceiro lugar de Lando Norris.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 neste final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.