Ferrari sofre baixa importante e perde engenheiro-chefe David Sánchez na Fórmula 1

David Sánchez, engenheiro-chefe da concepção do F1-75 e SF-23, deixa a equipe de Maranello após dez anos. Agora, é cotado como futuro reforço da McLaren

“ALONSO PODE FALAR O QUE QUISER PORQUE TEM NÍVEL DOS MAIORES DA F1” | GP às 10

A Ferrari vai ficar sem uma peça chave do desenvolvimento da SF-23. O engenheiro David Sánchez, que encabeçou o projeto também da F1-75, decidiu deixar a equipe de Maranello após dez anos. A decisão foi tomada independente do resultado do GP do Bahrein, onde a equipe de Maranello teve um resultado abaixo do esperado e chegou como surpresa geral.

Sánchez estava na Ferrari desde outubro de 2012 e acumulava o cargo de chefe de conceito de veículos além de engenheiro-chefe, posto que ocupava desde 2016. Nos últimos anos, foi figura de extrema confiança do então chefe Mattia Binotto e diretor-técnico Simone Resta.

A expectativa é no desenvolvimento do bólido ferrarista neste 2023, já que novos responsáveis para a área terão de ser escolhidos pelo chefe Frédéric Vasseur. O engenheiro foi uma das figuras-chave da era Mattia Binotto e, em 2019, passou a comandar o departamento de aerodinâmica. Dois anos depois, foi promovido a engenheiro-chefe e liderou os projetos da F1-75, de 2022, e da SF-23 desse ano. 

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Sanchez teve papel fundamental no projeto da SF-23 (Foto: Ferrari)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Antes de assumir novo cargo na Fórmula 1, Sánchez terá de passar por um período de carência de pelo menos seis meses. Segundo a versão italiana do site Motorsport.com, há grande possibilidade do destino do engenheiro ser a McLaren, onde já esteve entre 2007 a 2012, atuando na divisão de aerodinâmica. Caso se confirme, é movimento importante, porque a equipe ganha um reforço num departamento que tem deficiências admitidas atualmente. No entanto, o engenheiro não vai chegar a tempo para projetar o carro de 2024.

Se mesmo com rendimento longe de impressionante a Ferrari voltou a se apresentar entre as primeiras posições no Bahrein, a McLaren sofreu na estreia. A primeira corrida de Oscar Piastri na Fórmula 1 foi encurtada por problemas elétricos, enquanto Lando Norris foi o último entre os que concluíram a prova, em 17°, com duas voltas atrás e também com problemas.

A Fórmula 1 continua a temporada com o GP da Arábia Saudita, no circuito de rua de Jedá, entre os dias 17 e 19 de março.

BOMBA! MERCEDES VAI ABANDONAR F1 2023? HAMILTON FOI IGNORADO? | WGP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.