Fórmula 3 divulga calendário de 2023 com Mônaco e Austrália como novidades

A Fórmula 3 revelou seu calendário para a próxima temporada com 10 etapas e três mudanças: a entrada dos circuitos de Melbourne e de Mônaco e a saída de Zandvoort

A Fórmula 3 divulgou no início da tarde desta terça-feira (1) o calendário para a temporada de 2023. A categoria terá uma etapa a mais em relação ao ano de 2022, com 10 no total, disputando 20 corridas. Serão duas novidades: Austrália e Mônaco receberão a F3 pela primeira vez, sendo as primeiras provas em circuito de rua na história da categoria. Por outro lado, o circuito de Zandvoort, na Holanda, sai do calendário.

“Estou muito feliz em apresentar o calendário de 2023″, celebrou Bruno Michel, diretor-executivo da Fórmula 3. “Possui dois circuitos novinhos em folha, Albert Park em Melbourne e o Circuito de Mônaco em Monte Carlo, o que é realmente incrível. Estas duas pistas de muito prestígio são os primeiros circuitos de rua a serem adicionadas ao calendário da F3. Elas oferecerão às equipes e aos pilotos um novo e empolgante desafio e tenho certeza de que os fãs vão adorar ver os carros de F3 correrem em ambos os layouts”, disse.

Todas as 10 etapas serão realizadas junto de corridas da Fórmula 1. A temporada se inicia no Bahrein, entre os dias 3 e 5 de março, antes de ir para a Austrália. A Fórmula 3 parte então para a Europa, com uma rodada tripla em Ímola, Mônaco e Espanha. Duas rodadas duplas em julho aparecem na sequência, passando por Áustria, Inglaterra, Hungria e Bélgica.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Mônaco vai receber a Fórmula 3 pela primeira vez em 2023 (Foto: Reprodução/F2)

Assim como em 2022, a última etapa da Fórmula 3 em 2023 será realizada em Monza, na Itália, entre os dias 1 e 3 de setembro. A categoria já tem o brasileiro Gabriel Bortoleto confirmado na Trident para a próxima temporada.

“É uma ótima notícia poder confirmar o calendário da Fórmula 3 para 2023 para outra temporada emocionante”, afirmou o presidente e diretor-executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali. “Não há dúvida de que, em seu quinto ano, podemos esperar drama, ação e algumas das batalhas mais emocionantes que já tivemos. Estamos ansiosos para ver os talentos do futuro na pista em 10 rodadas e visitar dois novos locais em Melbourne, na Austrália, e Monte Carlo, em Mônaco, pela primeira vez”, concluiu.

Calendário 2023, Fórmula 3:

1Bahrein3 a 5 de março
2Austrália31 de março a 2 de abril
3Ímola19 a 21 de maio
4Mônaco25 a 28 de maio
5Espanha2 a 4 de junho
6Áustria30 de junho a 2 de julho
7Grã-Bretanha7 a 9 de julho
8Hungria21 a 23 de julho
9Bélgica28 a 30 de julho
10Itália1 a 3 de setembro
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.