Bortoleto afasta pressão, mas sonha com título em ano de estreia na Fórmula 3

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o brasileiro Gabriel Bortoleto falou sobre suas expectativas para sua primeira temporada na Fórmula 3 em 2023 com a Trident

Gabriel Bortoleto foi anunciado na última segunda-feira como novo piloto da Trident, atual vice-campeã de equipes, para a temporada de 2023 da Fórmula 3. O brasileiro atualmente compete na Fórmula Regional Europeia by Alpine e vai saltar para a F3 depois de uma temporada com três pódios e uma vitória na FRECA.

Bortoleto realizou um teste com a Trident em Jerez de la Frontera na última semana antes de ser oficialmente anunciado pela equipe italiana. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o jovem de apenas 17 anos disse que não quer colocar pressão extra em si mesmo, mas, em um dos melhores times do grid, colocou como meta brigar pelo título em seu ano de novato.

“Eu acredito, que o potencial da Trident é bom, eles estão tendo lutas com a Prema há muitos anos. Eu venho pra um ano rookie, então não estou querendo colocar pressão em mim mesmo, mas é algo que eu venho com expectativas altas, ainda mais depois de fazer um teste em Jerez bom. Acredito que a gente pode vir sim para lutar pelo digamos, título, ou top-3. Sinceramente, o que eu tenho na minha cabeça é lutar por isso”, disse Gabriel.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Gabriel Bortoleto durante teste com a Trident (Foto: Fórmula 3)

Nos testes de pós-temporada da Fórmula 3 em Jerez, o brasileiro foi o mais rápido no segundo dia e acabou com o melhor tempo geral. Bortoleto não se ilude com o desempenho nos testes, mas está confiante no pouco trabalho realizado com a Trident até aqui e se espelha no barbadiano Zane Maloney, que terminou como vice-campeão em seu ano de estreia na F3 com o time italiano.

“Agora, é difícil a gente tirar uma conclusão por um teste, é óbvio que a gente sabe que a gente estava bem, mas a gente nunca sabe o quanto as outras equipes estão escondendo o jogo ou não. Todo mundo no final das contas acaba fazendo um pouco disso né, mas eu acredito que a gente está bem”, relatou Bortoleto.

“Então, por agora, eu digo que estou confiante de fazer bons resultados ano que vem com a equipe e eles mostraram muito bem que têm potencial de colocar os rookies lá na frente também. Esse ano o Zane Maloney foi vice-campeão, e o cara era rookie”, destacou o brasileiro.

Bortoleto ainda tem mais duas etapas da temporada de 2022 da Fórmula Regional Europeia by Alpine para disputar em Barcelona e Mugello. Ele ocupa atualmente a sexta posição no campeonato, com 127 pontos conquistados. Gabriel volta às pistas nos dias 15 e 16 de outubro, para a penúltima etapa da FRECA na Espanha.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.