Slater é campeão da F4 Italiana em Barcelona com 13ª vitória. Beeton também vence

Dominante na temporada 2024, Freddie Slater confirmou o título da F4 Italiana com uma rodada tripla de antecedência

Freddie Slater confirmou neste domingo (29) com uma rodada de antecedência o título da temporada 2024 da Fórmula 4 Italiana. O britânico garantiu a conquista em Barcelona, após vencer duas das três corridas do fim de semana, chegando a 13 vitórias em 18 provas realizadas no campeonato até aqui. Jack Beeton triunfou no encerramento da etapa da Espanha. Com os resultados na pista catalã, a Prema, time de Slater, também levou o título entre as equipes.

O título veio ainda na corrida 2, a primeira deste domingo, em Barcelona. Slater saiu na pole-position e controlou as ações, que teve um início conturbado, com um acidente que envolveu Enea Frey, Enzo Yeh, Everett Stack e Nathaniel Berreby, sem maiores problemas aos pilotos. O safety-car foi acionado e ficou algumas voltas na pista.

Após a bandeira verde, show de Slater, que liderou as 15 voltas da prova. Terminou com 0s982 de vantagem para Hiyu Yamakoshi e 1s423 para Akshay Bohra. Kean Nakamura-Berta veio na quarta posição, 3s568 atrás, com Gianmarco Pradel completando o top-5, 6s167 distante do vencedor.

Gustav Jonsson terminou na sexta posição, à frente de outros três pilotos da Prema: Alex Powell, Tomass Stolcermanis e Rashid Al Dhaheri. Maksimilian Popov completou os dez primeiros colocados.

Freddie Slater (Foto: F4 Italiana)

“Tem sido um ano inesquecível. Tivemos algumas alguns contratempos, mas sempre nos recuperamos. Há um ano, estava aqui em Barcelona [na F4 Europeia], sem brigar na frente, e agora estou ganhando corridas e campeonatos. Um longo caminho nesses 12 meses, e não conseguiria sem minha equipe. A Prema sempre me deu um carro incrível, independente da condição. Ainda quero mais vitórias. Um grande obrigado ao René e Angelo [Rosin, donos da Prema]”, disse Slater.

Na terceira corrida, Slater largou na frente, mas foi superado por Jack Beeton logo no início. O australiano fez uma linda manobra ao colocar por fora na primeira curva e manteve a liderança na segunda perna do ‘S’ inicial do traçado. O representante da US Racing abriu caminho e logo colocou muita vantagem para Pradel, que logo assumiu o segundo posto.

Por volta de 12 min para o final, o safety-car foi acionado após um acidente entre Reno Francot e Luka Sammalisto. A verde veio faltando 5 min. Beeton controlou na relargada e levou o carro à vitória, com Pradel em segundo e Nakamura-Berta completando o pódio.

Slater foi somente o quarto, com Stolcermanis e Yamakoshi na sequência. Jonsson, Powell, Davide Larini e Frey completaram o top-10.

A temporada 2024 da F4 Italiana volta para a rodada tripla final de Monza, marcada entre os dias 25 e 27 de outubro.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Ricciardo sai de cena por injusta porta dos fundos e deixa lição sobre saber hora de parar

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.