Da Costa culpa Rowland por perda de pódio “garantido” no Japão: “Defesa suja”

António Félix da Costa disparou contra Oliver Rowland e disse que o inglês se defendeu de "maneira suja" no eP de Tóquio. Depois de ser empurrado, português perdeu o terceiro lugar para Jake Dennis e finalizou a estreia da Fórmula E no Japão em quarto

António Félix da Costa, mais uma vez, mostrou grande crescimento em uma corrida da Fórmula E e por muito pouco não saiu do oitavo lugar para alcançar o pódio no eP de Tóquio, disputado no último fim de semana. O português se colocou na terceira posição na metade da prova e por ali ficou até tentar um ataque sobre o segundo colocado Oliver Rowland na 33ª de 35 voltas, mas uma defesa forte do inglês quase jogou o piloto da Porsche no muro.

Da Costa, que precisou diminuir a velocidade para não bater na barreira, acabou perdendo o terceiro posto para Jake Dennis e terminou a corrida na quarta colocação. Após a prova, o português elogiou a capacidade da Porsche de andar para a frente, mas fez questão de criticar Rowland pelo movimento.

“Foi um dia positivo”, disse Da Costa. “Tivemos boa velocidade outra vez, conseguimos largar entre os dez primeiros, muito perto de entrar nos duelos novamente. Estamos criando um bom momento de performance. Na corrida, andamos sempre para a frente, até que nos estabilizamos no terceiro lugar”, pontuou.

“Quando tentei ultrapassar o Rowland pelo segundo lugar, ele me empurrou completamente contra o muro”, reclamou. “Se eu não freio para evitar a batida, teria batido. Assim, perdi uma posição para o Jake Dennis e terminamos em quarto”, lamentou.

De rosa, Da Costa terminou em quarto no eP de Tóquio — e na bronca (Foto: Fórmula E)

Segundo Da Costa, o lance o fez perder um pódio “garantido”. No entanto, o piloto garantiu que não se arrepende da tentativa, pois crê que tinha velocidade o suficiente para passar. Quanto à defesa de Rowland, António classificou o movimento como “sujo” e cobrou que a decisão de não punir o inglês seja igual em novas disputas daqui em diante.

“É uma pena, porque o pódio era completamente garantido”, avaliou. “Não me arrependo pela tentativa de ultrapassagem, porque de fato tínhamos velocidade. Não sou uma pessoa de só sentar e ficar observando, gosto de andar para a frente”, comentou.

“Mas a forma como ele se defendeu foi muito feia, muito suja, e abriu um precedente de que se pode correr assim. Então, tudo bem, temos de saber que é igual para os dois lados. Mas, no geral, foi um bom fim de semana, com bons pontos e boa velocidade”, finalizou Da Costa, que chegou a cobrar uma punição da Fórmula E. A direção de prova decidiu não intervir na disputa.

Da Costa chamou defesa de Rowland de “suja” após disputa entre os dois (Foto: Fórmula E)

O português somou pontos pela segunda etapa seguida na temporada, depois de zerar nas três primeiras corridas, e foi a 20 tentos no campeonato. Com isso, Da Costa ocupa a 11ª posição no Mundial de Pilotos, empatado com o décimo colocado Sébastien Buemi. O líder é Pascal Wehrlein, seu companheiro de Porsche, com 63.

A próxima etapa da Fórmula E está programada para acontecer entre os dias 12 e 14 de abril, com a rodada dupla de estreia do eP de Misano. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.